Leão de Ouro para John Lasseter
O realizador norte-americano John Lasseter, da Disney Pixar, disse estar "muito honrado" por receber o primeiro Leão de Ouro da 66ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza atribuído a estúdios de cinema.
"Sinto-me extremamente honrado", declarou domingo aos jornalistas, depois de ter recebido o Leão de Ouro de Carreira, também atribuído à Pixar, pelo certame cinematográfico que está a decorrer até 12 de Setembro em Veneza.
Rodeado pela equipa de quatro animadores da Pixar, Andrew Stanton, Brad Bird, Pete Docter e Lee Unkrich, o realizador comentou: "É a primeira vez que é entregue um Leão de Ouro a um estúdio de cinema, o que é muito especial".
"Quando vi a lista dos que já o receberam duvidei que o fossem atribuir a um grupo de tipos que trabalham em animação no norte da Califórnia", brincou.
Marco Müller, director da 66º Festivald e Cinema de Veneza, comentou que a Pixar "é um dos lugares extraordinários onde se continua a reinventar o cinema".
Da Pixar têm saído filmes de animação como o mais recente "UP - Altamente", que abriu o festival de cinema de Cannes, em Maio, além de "Nemo", "Monstros e Companhia", "Toy Story", "Wall-E" e "Ratatouille".
O fundador dos estúdios Pixar em 1979, o realizador George Lucas, esteve pela primeira vez na cerimónia para entregar o prémio a John Lasseter, pouco antes da projecção de alguns minutos inéditos de "Toy Story 3".
Hoje, a equipa da Pixar irá realizar uma "master class" aberta ao público.
Fonte: DN