Ministros novos, mas não renovação total


José Sócrates começou a campanha eleitoral oficial do PS a corrigir-se a si próprio. Se ontem à noite, à saída do debate televisivo com Manuela Ferreira Leite, prometera ministros novos em todas as pastas, hoje no Alentejo esclareceu que haverá “um novo Governo e novos ministros”, mas não prometeu que a renovação seja total.


“Eu não disse isso, o que eu disse é que vai haver um novo Governo e haverá novos ministros. Todos compreenderam o que eu quis dizer”, afirmou, à chegada à primeira acção de campanha, um almoço na casa do presidente da Junta de Freguesia de Mosteiros, concelho de Arronches.
Recusando-se a antecipar cenários, sublinhou mesmo que “não há garantia de que [ele] será o próximo primeiro-ministro”. “Não nos antecipemos às decisões” dos portugueses, acrescentou, chegando mesmo a dizer que “haverá um novo primeiro-ministro”.


A escolha de Mosteiros para o arranque da campanha tem uma carga simbólica: “Aqui o PS obteve uma das maiores votações de sempre” nas legislativas de 2005”, ao atingir os 72,7 por cento. Desta vez, Sócrates veio pela “gratidão”: “É uma homenagem que quero prestar a todos os que dão o seu melhor ao serviço dos outros”, disse, referindo-se aos autarcas.


Por outro lado, quis começar pelo interior do país “para dar um sinal público de que o PS é um grande partido nacional, com representantes em todas as freguesias”. Sim, mas sem choque tecnológico. Em Mosteiros só funciona uma das redes de telecomunicações, pelo que os telemóveis e a internet móvel só a 14 quilómetros de distância, em Arronches.



Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION