7ºDIA - Festa das Latas '09, Coimbra
Festa das Latas 2009 - Coimbra
--- 7º Dia ---
Texto: Mariana Ribas
Fotografia: Joana Vieira
O último dia de latada começou como qualquer outro dia, pouco público para assistir ao primeiro concerto. Hoje essa tarefa ficou a cargo dos vencedores do concurso de bandas, os “The Great Vibe Band” que tocaram durante cerca de 30m para algumas dezenas de pessoas.
Seguiu-se em palco os irreverentes e originais Irmãos Catita. Para quem conhece esta banda sabe que a ironia e o sarcasmo fazem parte das suas actuações, e hoje não foi excepção. Contudo, o público reagiu muito bem a todos as provocações da banda, como por exemplo de dizerem que “estavam muito satisfeitos por estar de volta a Leiria”. Ofereceram à plateia momentos de muita diversão, e mais tarde aos jornalistas, pois na conferência de imprensa fizeram questão de não responder directamente a nenhuma questão colocada, preferindo brincar e ser irónicos, e até mesmo, acreditem ou não, a arrotar várias vezes. Momentos que marcam a minha estreia como repórter, e que jamais esquecerei!
Já perto da 1h30 entrou em palco o nome mais esperado da noite, o sempre simpático José Cid, sendo que, como o próprio confessou, esta poderá ter sido a última vez que se apresenta em Coimbra para actuar em festas de estudantes. Durante o concerto foi notório o carinho do público para com este artista, as suas músicas fazem parte desta e de muitas gerações anteriores, e o cantor fez por oferecer ao público exactamente aquilo que este queria, ouvir e cantar os famosos temas do cantor. Assim a Praça da Canção foi presenteada com temas como “Vem viver a vida amor” ou “Nasci para a música” que puseram a tenda principal a cantar em uníssono.
Se esta tiver sido a sua última actuação por Coimbra, é com muita pena que o vemos partir, é um grande artista e um grande nome da música portuguesa, e as suas actuações ficarão na memória de quem teve o prazer de o ver ao vivo. Só nos resta retribuir o agradecimento que o próprio fez ao público de Coimbra pelo apoio e carinho que sempre lhe deram, pois nós enquanto público também agradecemos a José Cid por todos os concertos com que nos presenteou ao longo dos anos.
Para fechar a Festa das Latas estiveram ainda em palco o Grupo de Cordas e a Tuna feminina de Medicina.
___________________________________________________________________________
Hoje também foi dia de fazer o balanço desta Festa das Latas 2009, e estivemos à conversa com os organizadores, nomeadamente o presidente da Associação Académica de Coimbra, Jorge Serrote e o vice-presidente João Alexandre. O balanço que fizeram desta latada não podia ser mais positivo, disseram mesmo tratar-se da “melhor latada de sempre” e as razões que deram para afirmar isso foram bastantes. Efectivamente, o facto de este ano terem sido batidos recordes de assistência no recinto, nomeadamente na noite de sábado que contou com mais de 30 mil pessoas no recinto, e o facto de nos dias menos concorridos como é o caso de Domingo ou a Segunda-feira, se terem registado mais de 12 mil entradas o que significa um aumento de 6000 mil pessoas em comparação com o ano passado.
Jorge Serrote afirmou também que o segredo para este sucesso foi o facto dele e da sua equipa terem preparado com muita antecedência esta festa, o que lhes permitiu por exemplo trazer grandes nomes internacionais como James Morrison e ainda oferecer um cartaz muito diversificado a nível musical. Mostraram-se muito satisfeitos com as bandas que conseguiram trazer mesmo sabendo que é impossível agradar a todos.
Fizeram também questão de frisar o facto de a noite do Sarau ter sido especialmente concorrida com mais de 12 mil pessoas a darem entrada no recinto, algo inédito na história da Festa das Latas. Outra boa iniciativa que fizeram e pretendem que continue no futuro, é de começarem os concertos mais cedo para que as tunas possam tocar a horas mais “decentes” e sem terem de se apressar.
Para finalizar Jorge Serrote falou-nos ainda das telas que foram pintadas por todos os artistas que passaram pela Festa das Latas que vão ser leiloadas para fins de solidariedade social.
Posto isto, resta-nos a nós, equipa da Whisper, agradecer à organização a oportunidade que nos deu para fazer a cobertura do evento, com especial agradecimento para as responsáveis pela acessoria de imprensa, nomeadamente à Maria João Santos e Marta Ribeiro.
Esperamos que tenham gostado das nossas reportagens, e relativamente a festas de estudantes para o ano há mais e lá estaremos para vos contar como foi!
--- Irmãos Catita ---
--- José Cid ---