Aguiar Branco será o líder parlamentar do PSD


O vice-presidente do PSD José Pedro Aguiar Branco formalizou hoje a sua candidatura a líder parlamentar do PSD, conforme o próprio confirmou ao PÚBLICO.


Aguiar Branco conta com o apoio da direcção do partido, mas afirma que a sua decisão "é pessoal", ou seja, não foi uma escolha do partido. Aliás, o antigo ministro da Justiça aproveitou o primeiro dia de trabalhos parlamentares para auscultar os companheiros de bancada sobre essa possibilidade e só avançou depois de sentir que o seu nome era bem acolhido.



Esta forma de agir contrasta com a escolha de Francisco Assis paraa liderança parlamentar do PS, um nome que foi anunciado ontem pelo secretário-geral socialista na primeira reunião da bancada.


Aguiar Branco enviou antes do almoço um email aos 81 deputados do grupo onde apresenta como candidatos a vice-presidentes Teresa Morais - que regressa ao Parlamento, onde esteve na IX legislatura levada por Durão Barroso - , Agostinho Branquinho, José Eduardo Martins, Rosário Águas, Miguel Frasquilho (todos ex-vice-presidentes da bancada) e Carlos Costa Neves, ex-ministro da Agricultura do Governo de Santana Lopes.


É uma lista que, diz o candidato a líder, "alia experiência com a juventude e onde a coesão, a dedicação e o empenho são valores fundamentais". E uma lista de combate, porque "terá boas condições para fazer uma oposição credível, assertiva e responsável à maioria socialista", lê-se na mensagem.


Logo após as eleições, que se realizam na próxima quinta-feira, Aguiar Branco pretende agendar "a muito breve trecho" as primeiras jornadas parlamentares do PSD na legislatura. O objectivo é "começar com uma dinâmica de grupo parlamentar que dê "corpo coeso e consistente" a uma intervenção "de oposição" no Parlamento, tendo em vista as primeiras prioridades: o debate do programa de Governo e o Orçamento de Estado, afirmou ao PÚBLICO.




Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION