"Ainda não acredito", diz Herta


"Estou surpreendida e ainda nem acredito, de momento não posso dizer mais nada", disse Müller citada num comunicado da Hanser Verlag, após receber a notícia da Academia Sueca, que atribiui o Nobel da Literatura à escritora romeno-germânica que “retrata a vida dos desapossados com a concentração da poesia e a franqueza da prosa”.

Nascida a 17 de Agosto de 1953, em Nitzkydorf, Banat, Roménia, a escritora, ensaista e poetisa que se naturalizou alemã, notabilizou-se pelos relatos sobre as duras condições de vida dos romenos durante a ditadura de Ceausecu.

O editor da romancista, Michael Krüger, afirmou no mesmo comunicado que "com Herta Müller foi distinguida uma autora que cresceu entre a minoria alemã na Roménia, e 20 anos depois do fim do conflito leste-oeste persiste em lembrar as facetas desumanas do comunismo".

A literatura de Herta Müller "é um impressionante exemplo de uma literatura europeia empenhada", disse o seu editor alemão.

Em Portugal, a escritora tem editado apenas um livro. Lançado pela Cotovia, "O Homem é Um Grande Faisão Sobre a Terra" foi publicado em 1993.


Fonte: JN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION