Bolsa de Nova Iorque fecha em festa
O índice Dow Jones, que reúne as cotadas da área industrial e dos serviços (Wall Street), fechou a ganhar 1,37 por cento, enquanto o Nasdaq (Times Square), da área tecnológica, concluiu a sessão com uma valorização de 1,71 por cento.
A perspectiva de que os resultados das principais cotadas serão melhores do que os analistas esperavam foi um dos tónicos da sessão, a par da valorização da cotação do ouro, que provoca uma fuga do investimento em dólares e reforça a expectativa de que mais capital se possa transferir para o mercado bolsista. O facto do banco da Austrália ter aumentado a taxa de referência, sinalizando confiança na recuperação da economia, também ajudou à festa na capital financeira do mundo.
A principal dúvida situa-se, agora, em saber se a onda de festejos em bolsa é "irracional", como afirmou terça-feira o prémio Nobel da Economia, Joseph Stiglitz. O economista diz que o crescimento dos índices é exagerado face ao que são os sinais concretos da recuperação - que parece efectiva, mas ainda pouco consolidada.
Fonte: Público