Para celebrar o novo cinema francês
A 10.ª edição da Festa do Cinema Francês arranca hoje, quar-feira, em Lisboa, no Cinema São Jorge.
O certame prolonga-se até 10 de Novembro e aposta na descentralização, estendendo-se ao Porto, Guimarães, Coimbra, Almada e Faro.
À 10.ª edição, a Festa do Cinema Francês apresenta a mais ambiciosa das programações. Além de uma secção principal, com 21 longas-metragens em antestreia nacional, há a secção Primeiros Filmes, Grandes Obras, com uma dezena de películas de jovens cineastas apoiados pela Fondation Groupama-Can pour le Cinema; a secção Césars da Festa, com dez filmes laureados com um dos mais importantes de galardões do cinema francês e, entre outras iniciativas, uma homenagem e retrospectiva da carreira da cineasta Agnès Varda, que, inclusive, já confirmou a presença. Mas, há mais.
O festival vai também contar com as presenças de consagradas figuras do cinema francês. Hoje, na sessão de abertura, pelas 21 horas, a realizadora Agnès Jaoui estará no Cinema São Jorge para a exibição do seu "Parlez--moi de la pluie".
Horas antes, às 18.30 horas, será a vez de Jane Birkin aterrar na mesma sala lisboeta, para apresentar, numa sessão especial, o seu filme "Boxes" e conversar com o público. A realizadora, actriz e cantora, famosa pela relação de 12 anos com Serge Gainsbourg, com quem gravou a célebre "Je t'aime, moi non plus", aproveitará a vinda a Portugal para dar um concerto, amanhã, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.
Outros nomes que confirmaram o convite para a Festa do Cinema Francês são Raja Amari, Josiane Balasko, Jeanne Balibar, Jean-Paul Lilienfeldm, Ilan Duran Cohen, Rémi Bezançon e Manoel de Oliveira.
Pela primeira vez, haverá uma secção dedicada às curtas-metragens e uma destinada ao público infantil, que contemplará uma abordagem aos 50 anos da criação de Astérix.
Além do concerto de Jane Birkin, a música estará ainda em destaque, com a actuação dos franco-americanos Moriarty, na sexta-feira, no Instituto Franco- -Português. Jeanne Balibar, a protagonista de "Ne change rien", de Pedro Costa, também será alvo de uma retrospectiva e aproveitará para brindar o público nacional com dois pequenos concertos.
Fonte: JN