Afeganistão: Comissão confirma 2ª volta


A Comissão Eleitoral Independente do Afeganistão confirmou este domingo a realização das eleições presidenciais para 7 de Novembro, apesar da desistência de Abdullah Abdullah, o candidato da oposição.

"Temos de respeitar a lei e a lei é clara: vai haver uma segunda volta. A lei estipula que se nenhum candidato obtiver 50 por cento dos votos mais um (na primeira volta) deve haver uma segunda volta entre os dois candidatos mais votados", anunciou um dos membros da Comissão, Daoud Ali Najafi.

O comunicado surgiu em reacção à desistência do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, por não ter visto satisfeitas algumas das condições que tinha exigido para evitar os riscos de fraude eleitoral semelhantes aos verificados na primeira volta, a 20 de Agosto.

Ainda assim, o nome de Abdullah vai constar dos boletins de voto já que o prazo para desistir da corrida às presidenciais já tinha expirado. "O prazo para retirar a candidatura já terminou. A Comissão tinha previsto um prazo para isso, mas já terminou. Consequentemente, a Comissão tem de realizar a segunda volta", explicou Najafi.

Sendo assim, o responsável adiantou que os votos de Abdullah vão ser contabilizados, mas serão considerados nulos. Com a desistência de Abdullah, o presidente cessante, Hamid Karzai, vai a votos sem rival.



Fonte: Correio da Manhã

01
nov 2009
POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION