Manto branco cobre Pequim


A praça de Tianamen, em Pequim, China, acordou este domingo debaixo de um manto branco de neve. Este ano, a neve chegou dois meses mais cedo do que no ano passado, mas foi trazida pela «mão do homem». É artificial. Mesmo assim, parece um fenómeno natural.

Por agora, as autoridades não dizem como «criaram» as primeiras neves da temporada, mas já em Fevereiro, após mais de uma centena de dias de seca, o exército chinês levou a cabo uma operação similar. A força aérea libertou, então, 400 litros de nitrogénio líquido na atmosfera, do solo foram lançados foguetes de iodeto de prata que em contacto com as nuvens libertaram hidrogénio. Devido a este processo, o hidrogénio, consoante a temperatura, transforma-se em chuva ou neve.


Apesar de não ser tempo de nevões, as baixas temperaturas facilitaram o processo. O objectivo é aliviar a seca no país. «Um bom augúrio para as colheitas», como diz um provérbio chinês hoje recordado por um homem que passeava na rua e foi apanhado de surpresa pelo manto branco.


Como o nevão caiu num domingo, não afectou seriamente o trânsito, mas nos aeroportos, vários voos ficaram em terra. Além disso, os serviços municipais só ligam o aquecimento central no dia 15 de Novembro e até lá a capital chinesa vai bater o dente.




Fonte: IOL

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION