FC Porto e Chelsea jogam hoje


O Chelsea gasta quase 160 milhões de euros por ano em salários, o triplo do que o FC Porto paga aos seus jogadores. O clube portista arrecada anualmente perto de 70 milhões de euros de receitas, sem contar com a venda de jogadores, algo que é três vezes inferior às receitas do clube londrino. São grandes as diferenças entre os mundos de FC Porto e Chelsea, que hoje se defrontam no Estádio do Dragão, num jogo importante para perceber quem será o primeiro classificado do Grupo D da Liga dos Campeões.

O FC Porto já garantiu a passagem aos oitavos-de-final (que vale três milhões de euros por si só) e uma vitória hoje significa o encaixe de 800 mil euros, preciosos montantes para os cofres portistas. Já o Chelsea está mais interessado na big picture do que em trocos. O que os londrinos querem mesmo é chegar à final e vencer um título que lhes falta. Um título importante no currículo desportivo e o troféu mais desejado por Roman Abramovich, que já investiu no clube mais de 750 milhões de euros desde que o comprou em 2003.

O investimento do Chelsea no reforço da equipa tem sido muito elevado - e nos cofres do FC Porto já entraram 75,5 milhões de euros com as transferências de Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Bosingwa e Mourinho. Os gastos têm sido tão elevados que a situação financeira do Chelsea não é nada simpática. Na época de 2007-08, a mais recente com contas aprovadas, o clube londrino teve um prejuízo de 78 milhões de euros, especialmente devido aos salários principescos que paga - na época passada, segundo uma lista do site Futebol Finance, oito jogadores do Chelsea estavam entre os 50 mais bem pagos do mundo, com Terry e Lampard à cabeça na folha salarial dos londrinos (ambos recebem 630 mil euros mensais)


Teste para o FC Porto

O poderio económico do Chelsea, porém, parece não assustar Jesualdo Ferreira. O treinador do FC Porto garante que é possível vencer o líder do campeonato inglês e conquistar o primeiro lugar no Grupo D.

Jesualdo Ferreira considera ainda que este confronto irá servir para avaliar a evolução da sua equipa. E que, acima de tudo, quer realizar uma boa exibição. "Se vencermos, melhor. O FC Porto quer fazer um bom jogo e, se possível, ganhar a jogar bem. Queremos comungar com os sócios uma boa noite de futebol. Os pontos deste jogo contam, mas apenas para a classificação, nunca para a qualificação. Desta forma, podemos montar a equipa e gerir uma ou outra posição, dando oportunidade a outros jogadores", acrescentou o técnico que não convocou o guarda-redes Helton, nem o lateral Fucile, embora ambos se encontrem recuperados das respectivas lesões. Beto parece estar em vantagem em relação a Nuno para ser o titular na baliza. No meio-campo permanece a dúvida: Guarín ou Belluschi?

Jesualdo Ferreira falou ainda da paragem de mais de duas semanas que lhe permitiu recuperar vários jogadores que estavam lesionados. Um período que, no seu entender, deve ajudar a equipa a melhorar as exibições. "Por aquilo que constitui o nosso trajecto, estou seguro que estaremos a nível bem superior do que estivemos nas últimas semanas", considerou Jesualdo Ferreira, que referiu ainda querer jogar sem receios frente àquela que considera a melhor equipa inglesa do momento e superá-la.


Ancelotti elogia adversário

Carlo Ancelotti, por seu lado, elogiou o FC Porto, que comparou em termos de valor ao que de melhor existe em Inglaterra. O técnico do Chelsea considera, por isso, que a sua formação vai procurar ganhar, mas reconhece que não será fácil. "Vai ser duro. O FC Porto é como as melhores equipas inglesas e uma das melhores da Europa. Não há diferenças", disse o ex-técnico do AC Milan, para quem este é um jogo importante. "Não só pelo primeiro lugar, mas também porque defrontaremos uma equipa forte. Eles estiveram bem na edição do ano passado e fizeram um bom jogo em Stamford Bridge, já este ano. Para o Chelsea é um teste difícil e queremos mostrar personalidade e coragem".

Mas, aparentemente, Ancelotti vai resguardar alguns jogadores para os confrontos internos frente ao Arsenal e Manchester City. E, ao contrário de Jesualdo, revelou logo parte da equipa. Deco, por exemplo, irá jogar, o que deve levar à saída de Joe Cole. Ricardo Carvalho também entrará de início, o mesmo acontecendo com Ballack, que, tal como Deco, vem de uma lesão. Zhirkov e Ivanovic estarão igualmente no onze titular, enquanto Drogba e Essien (alegadamente com um problema num joelho) ficam no banco.





Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION