Murdoch e Microsoft vs Google


É conhecido o desagrado do barão dos media Rupert Murdoch perante o facto de os conteúdos dos jornais do seu grupo estarem disponíveis gratuitamente através do Google News. Mas esta situação pode estar prestes a terminar. Murdoch estará a negociar uma aliança com a Microsoft, que poderá começar a pagar à News Corporation os conteúdos que vier a disponibilizar no seu motor de busca, o Bing.A empresa de Murdoch, a News Corporation - que edita jornais como o “The Wall Street Journal”, o “The Times” e o “Sun” - foi quem encetou as negociações, indicou uma fonte do “Financial Times”, que prevêem que a Google fique impossibilitada de indexar os conteúdos produzidos no seu universo editorial.

O barão dos media já afirmou em diversas ocasiões que quer que os internautas paguem para acederem às suas notícias e já acusou a Google de fazer negócio com os seus conteúdos sem compensar as empresas de media.

A Microsoft, querendo gerar tráfico para o seu recém-apresentado Bing (em Junho último), está a aproveitar a situação para retirar utilizadores ao omnipresente Google, que continua a ser o motor de busca mais utilizado no mundo (com uma quota de 65,4 por cento), e também já se começou a reunir com outras empresas de media para estabelecer acordos semelhantes.

“Tudo isto vai afectar as margens de consulta da Google”, escreve o “Financial Times” citando um editor que foi contactado pela Microsoft.

Murdoch anunciou na semana passada que iria fechar o acesso gratuito aos conteúdos online do “The Times” na próxima Primavera.

Se, porém, houver um acordo entre Murdoch e a Microsoft, isso seria uma manobra inédita no universo das buscas online: pagar conteúdos para depois os oferecer aos utilizadores em troca de publicidade localizada.

Uma fonte da Google já desdramatizou um eventual acordo entre Murdoch e a Microsoft, assegurando que o seu modelo de negócio não tem por base a pesquisa de notícias que, na Europa, oferece sem publicidade agregada, após um diferendo com os editores europeus.

Mas, a concretizar-se (e sobretudo se outras empresas de media se juntarem à NewsCorp), esta manobra poderá vir a beliscar o domínio da Google.






Fonte: Público

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