"The spine" triunfa no Cinanima
"The spine", do norte-americano Chris Landreth, é o vencedor do festival Cinanima que termina, hoje, em Espinho. Dos filmes portugueses em competição, "Mi vida en tus manos", de Nuno Beato, foi considerado o melhor.
Já bem conhecido do público amante do cinema de animação, muitas graças à obra "Ryan", de 2004, Chris Lambreth, norte-americano residente no Canadá, arrecadou, ontem, o Grande Prémio da 33.ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação que decorreu no Centro Multimeios de Espinho.
"The Spine", uma curta-metragem de pouco mais de 11 minutos, em 3D, conta-nos uma história de redenção através da relação entre um homem e uma mulher "presos numa espiral de destruição mútua", um argumento da autoria do próprio realizador.
Diga-se que o realizador tem já um vasto trabalho na animação com recurso ao computador, destacando-se filmes como "The End", "Bingo", "The Listener", entre outros.
No que toca aos filmes portugueses, "Mi vida en tus manos", de Nuno Beato arrecadou o Prémio António Gaio. Trata-se de uma obra que conta a história de um conhecido matador português, "El Matador", que chega a Espanha para realizar uma "faena" há muito esperada, na companhia do filho, Pedrito que sonha, um dia, vir a ser como o pai.
O Prémio Especial do Júri e também o Prémio do Público foram para "Logorama", de François Alaux, Hervé de Crécy e Ludovic Houplain, da França.
"Panique au village", dos belgas Stéphane Aubier e Vincent Patar, foi considerada a melhor longa-metragem, enquanto que "Red-End and the seemingly symbiotic society", dos holandeses Robin Noorda e Bethany de Forest, ganhou o prémio de melhor curta-metragem. "Lost and found", do britânico Philip Hunt, foi considerada a melhor média-metragem. Os filmes vencedores poderão ser vistos, hoje, em várias sessões, na sala Tempus do Centro Multimeios.
Fonte: JN