Chuva e vento forte até sexta


A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) continua em Alerta Azul até ao final de sexta-feira por estar prevista precipitação e vento pontualmente forte, com eventual queda de neve nos pontos mais altos.

O Alerta Azul é o mais baixo numa escala de quatro e prolonga-se até às 21h00 de sexta-feira. Este estado de alerta deve-se às previsões do Instituto de Meteorologia para os próximos dias: persistência de precipitação que poderá ser pontualmente forte, com especial incidência no sul do país.

Prevê-se vento que poderá atingir rajadas de 120 quilómetros por hora nas terras altas, bem como eventual queda de neve nos pontos mais altos do interior Norte e Centro. A ANPC recomenda à população que deverá “continuar a observar as medidas de prevenção e precaução adequadas ao Inverno, nomeadamente no que se refere à condução de veículos, aos cuidados com os sistemas de aquecimento, lareiras e braseiras, ao frio e as actividades na orla marítima”.

Entretanto, a Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste estima que os estragos provocados nas estufas por causa do mau tempo só no concelho de Torres Vedras rondem os trinta milhões de euros de prejuízo. O presidente da Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, Horácio Carmo, disse hoje que estima-se que pelo menos duzentos hectares de estufas tenham ficado destruídos com o mau tempo da madrugada de quarta-feira.

Os estragos nas estufas afectaram sobretudo a produção de alfaces, mas também a do tomate, cuja plantação iria ser iniciada nas próximas semanas, fica em causa. Além das estufas, há ainda a registar elevados prejuízos em armazéns agrícolas, cujos telhados voaram total ou parcialmente devido aos fortes ventos. A Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste vai durante a semana fazer um levantamento exaustivo dos estragos causados pelo mau tempo e respectivos prejuízos que enviará depois ao Ministério da Agricultura.








Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION