Comcast compra 51% do grupo NBC
Negócio vale 9,1 milhares de milhões de euros e cria um novo gigante dos media americano, após a AOL Time Warner.
O operador de televisão por cabo americano Comcast vai comprar uma posição maioritária na NBC Universal (NBCU), criando assim um novo gigante dos media nos EUA. A Comcast adquirirá 51 % da NBCU por 13,75 milhares de milhões de dólares (9,1 milhares de milhões de euros).
A NBCU é proprietária da estação NBC, dos estúdios da Universal Pictures e de canais por cabo como o Bravo e o CNBC, bem como dos parques temáticos da Universal. Várias organizações de consumidores já expressaram a sua preocupação pelo facto de uma só companhia passar a ter tanto poder na indústria do entretenimento americana.
A General Electric, que possuía 80% da NBCU, ficará com 49%, enquanto que a francesa Vivendi, que detinha os restantes 20%, vendeu-os à Comcast.
O negócio poderá levar a uma diminuição da janela de tempo existente entre a exibição de um filme em cinema e nas estações de cabo, e ao aparecimento mais rápido de programas de televisão em telemóveis.
A Comcast e a General Electric esperam que esta fusão tenha mais sucesso do que a da AOL com a Time Warner, em 2001.
Fonte: DN
O operador de televisão por cabo americano Comcast vai comprar uma posição maioritária na NBC Universal (NBCU), criando assim um novo gigante dos media nos EUA. A Comcast adquirirá 51 % da NBCU por 13,75 milhares de milhões de dólares (9,1 milhares de milhões de euros).
A NBCU é proprietária da estação NBC, dos estúdios da Universal Pictures e de canais por cabo como o Bravo e o CNBC, bem como dos parques temáticos da Universal. Várias organizações de consumidores já expressaram a sua preocupação pelo facto de uma só companhia passar a ter tanto poder na indústria do entretenimento americana.
A General Electric, que possuía 80% da NBCU, ficará com 49%, enquanto que a francesa Vivendi, que detinha os restantes 20%, vendeu-os à Comcast.
O negócio poderá levar a uma diminuição da janela de tempo existente entre a exibição de um filme em cinema e nas estações de cabo, e ao aparecimento mais rápido de programas de televisão em telemóveis.
A Comcast e a General Electric esperam que esta fusão tenha mais sucesso do que a da AOL com a Time Warner, em 2001.
Fonte: DN