Mulher derruba Papa - video

Uma mulher conseguiu ontem saltar as barreiras de segurança colocadas na Basílica de São Pedro antes da Missa do Galo, tendo derrubado o Papa Bento XVI, que não ficou ferido no incidente. Menos sorte teve o cardeal francês Roger Etchegaray, de 87 anos, que estava junto ao Sumo Pontífice e que também caiu, tendo fracturado o fémur.

A mulher, que se presume ter problemas mentais, conseguiu saltar por cima da barreira de segurança e agarrou-se às vestes do Sumo Pontífice na zona do pescoço quando este percorria o corredor central da basílica, tendo conseguido derrubá-lo, ao mesmo tempo que os guardas a tentavam imobilizar.

Bento XVI, de 82 anos, acabaria por cair, sem sofrer qualquer ferimento, e retomou o caminho até ao altar para celebrar a tradicional Missa do Galo.

A mulher - uma italo-suíça de 25 anos - foi detida pelos guardas e, já hoje, foi hospitalizada. O Vaticano informou igualmente que já no ano passado ela tinha tentado saltar as barreiras de segurança.

"De repente uma pessoa parece ter voado por cima da barricada e o Santo Padre foi ao chão e subitamente os seguranças estavam todos em cima do acontecimento, tentando afastá-la e puxando-o para cima", indicou à Associated Press MaryBeth Burns, uma cidadã americana.

Ainda abalado, o Papa conseguiu, porém, proferir a homilia, que versou sobre o tema do egoísmo, que - segundo o Sumo Pontífice - nos torna "prisioneiros dos nossos interesses e desejos".

Numa basílica repleta de fiéis, o Pontífice realçou a importância do nascimento de Cristo, afirmando que ninguém pode ficar indiferente a este acontecimento.

Bento XVI recordou que naquele tempo os pastores foram prontamente conhecer Jesus e que, nessa altura, “não havia outra coisa que pudesse ter maior importância”.

“Nas nossas vidas as coisas não são assim. A maioria dos homens não considera uma prioridades as coisas de Deus (...) A maioria está disposta a adiá-las. O urgente é o aqui e agora. Na lista de prioridades, Deus encontra-se frequentemente em último lugar”, denunciou.

Segundo Bento XVI, a maioria dos homens “vive longe” de Jesus Cristo.

O Papa exortou os homens a “acordar” para atingirem a mensagem de Cristo e alegou que os conflitos no mundo e a impossibilidade de reconciliação são resultado do comportamento do Homem, que está unicamente concentrado nos seus interesses egoístas.

Pela primeira vez na história recente da Igreja Católica, a tradicional Missa do Galo não foi celebrada à meia-noite mas antes às 22h00, para não sobrecarregar o Sumo Pontífice, que tem uma agenda muito apertada nesta altura do ano.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION