PS vai propor Vera Jardim


A maioria socialista vai convidar Vera Jardim a presidir à comissão eventual para o combate à corrupção, proposta pelo PSD e cuja viabilização foi já anunciada pela bancada do PS, confirmou ao PÚBLICO o líder da bancada parlamentar, Francisco Assis. O Governo entende que algumas das iniciativas legislativas de combate à corrupção, apresentadas pelos partidos da oposição, devem ser analisadas cirurgicamente na comissão eventual proposta pelo PSD.

Uma vez que a presidência desta comissão cabe aos socialistas, de acordo com a distribuição regimental, a ideia é fazer convergir também para esta o grupo de trabalho presidido pelo ex-ministro da Justiça. O deputado socialista, porém, ainda não deu qualquer resposta à direcção do grupo parlamentar.

Foi precisamente Vera Jardim quem apostou, no interior da bancada socialista, no fim do sigilo bancário. No debate potestativo do Bloco de Esquerda (BE) sobre as medidas de luta contra a corrupção, na passada quinta-feira, os socialistas manifestaram-se intransigentes quanto ao projecto de lei que propunha o fim do segredo bancário - projecto que, juntamente com as propostas do BE e do PCP sobre a criminalização do enriquecimento ilícito, viram as suas votações adiadas para o potestativo do PSD, no dia 10.

A bancada do PS, porém, continua a estar dividida sobre a questão do sigilo bancário. E o PÚBLICO sabe que o Governo está aberto a avaliar com maior detalhe esta proposta, admitindo mesmo que a administração fiscal tenha acesso a informação bancária dos cidadãos. Mas sem que, para tal, seja obrigatória a comunicação regular dos bancos sobre os depósitos, transferências e saldos dos clientes, como previa a proposta bloquista.





Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION