Ryanair abre nova base em Faro
Michael O'Leary veio a Faro, esta manhã, anunciar, pessoalmente, a abertura da segunda base da companhia aérea irlandesa em Portugal.
Faro terá estacionados três aviões, a partir de Março de 2010, num investimento de 200 milhões de euros que dará origem à criação de 150 postos de trabalho, directos e indirectos. O investimento permitirá, ainda, duplicar as 14 rotas já existentes com origem ou destino no aeroporto algarvio.
Alguns dos novos destinos são Milão (25 de Março), Maastricht (27 de Março), Birmingham (28 de Março), Billund, Marselha, Derry, Oslo, Knock e Estocolmo (30 de Março) e Munich, Madrid e Paris, a partir de 27 de Abril.
A Ryanair anunciou que prevê, em 2010, um tráfego de 1,3 milhões de passageiros na base de Faro, contribuindo para os mais de três milhões de passageiros que a companhia aérea low cost quer transportar em Portugal no próximo ano.
Os secretários de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e das Obras e Públicas e Comunicações, Paulo Campos, estiveram presentes no anúncio da base de Faro. Recorde-se que o Governo português, através do programa Iniciative.pt, subsidia a captação de novas rotas aéreas para Portugal.
Nuno Aires, presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA), também esteve presente no anúncio da nova base em Faro e disse, ao JN, que "esta foi a melhor notícia do ano para o Algarve". Numa conjuntura de crise, em que as quebras nas receitas do turismo da região chegam até perto dos 20%, esta novidade será, de acordo com Nuno Aires, "uma lufada de ar fresco que indica o caminho certo, que nos dá confiança na recuperação do sector em 2010 e é a oportunidade para encontrar novos clientes em novos mercados, que era o que a ERTA vinha preconizando, nomeadamente através da promoção do destino nos países escandinavos". Aliás, a ERTA foi ouvida pela Ryanair sobre as rotas que deveriam funcionar no Algarve e o presidente da ERTA revela que "todas as que foram sugeridas, numa reunião, em Londres, foram aceites e são as anunciadas agora".
Quanto à eventualidade de os vôos entre Porto e Faro, actualmente com quatro frequências semanais, passarem a diários, Nuno Aires referiu não ter qualquer confirmação nesse sentido, mas acha "muito natural que tal venha a suceder, dadas as elevadas taxas de ocupação nesses vôos, a rondar os 80%", tal como avançado pelo JN, no passado dia 16 de Novembro.
Foi apenas há dois meses que a Ryanair iniciou a operação na primeira base em Portugal, no Porto, onde tem estacionados três aviões e opera 22 rotas, num investimento de 100 milhões de euros que terá criado "dois mil empregos, directos e indirectos".
A empresa admite estar, ainda, a negociar com a ANA - Aeroportos de Portugal a abertura de uma base em Lisboa, tal dependendo da obtenção de valores vantajosos a nível de taxas aeroportuárias. A Ryanair já terá admitido que tal poderá ser conseguido ainda antes da próxima Páscoa.
A abertura de mais vôos domésticos, nomeadamente para a Madeira, continua a ser estudada pela Ryanair, num momento em que estará prestes a ser confirmada, finalmente, a operação da concorrente Easyjet entre o Porto e o Funchal, a partir da Primavera de 2010.
Fonte: JN
Faro terá estacionados três aviões, a partir de Março de 2010, num investimento de 200 milhões de euros que dará origem à criação de 150 postos de trabalho, directos e indirectos. O investimento permitirá, ainda, duplicar as 14 rotas já existentes com origem ou destino no aeroporto algarvio.
Alguns dos novos destinos são Milão (25 de Março), Maastricht (27 de Março), Birmingham (28 de Março), Billund, Marselha, Derry, Oslo, Knock e Estocolmo (30 de Março) e Munich, Madrid e Paris, a partir de 27 de Abril.
A Ryanair anunciou que prevê, em 2010, um tráfego de 1,3 milhões de passageiros na base de Faro, contribuindo para os mais de três milhões de passageiros que a companhia aérea low cost quer transportar em Portugal no próximo ano.
Os secretários de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e das Obras e Públicas e Comunicações, Paulo Campos, estiveram presentes no anúncio da base de Faro. Recorde-se que o Governo português, através do programa Iniciative.pt, subsidia a captação de novas rotas aéreas para Portugal.
Nuno Aires, presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA), também esteve presente no anúncio da nova base em Faro e disse, ao JN, que "esta foi a melhor notícia do ano para o Algarve". Numa conjuntura de crise, em que as quebras nas receitas do turismo da região chegam até perto dos 20%, esta novidade será, de acordo com Nuno Aires, "uma lufada de ar fresco que indica o caminho certo, que nos dá confiança na recuperação do sector em 2010 e é a oportunidade para encontrar novos clientes em novos mercados, que era o que a ERTA vinha preconizando, nomeadamente através da promoção do destino nos países escandinavos". Aliás, a ERTA foi ouvida pela Ryanair sobre as rotas que deveriam funcionar no Algarve e o presidente da ERTA revela que "todas as que foram sugeridas, numa reunião, em Londres, foram aceites e são as anunciadas agora".
Quanto à eventualidade de os vôos entre Porto e Faro, actualmente com quatro frequências semanais, passarem a diários, Nuno Aires referiu não ter qualquer confirmação nesse sentido, mas acha "muito natural que tal venha a suceder, dadas as elevadas taxas de ocupação nesses vôos, a rondar os 80%", tal como avançado pelo JN, no passado dia 16 de Novembro.
Foi apenas há dois meses que a Ryanair iniciou a operação na primeira base em Portugal, no Porto, onde tem estacionados três aviões e opera 22 rotas, num investimento de 100 milhões de euros que terá criado "dois mil empregos, directos e indirectos".
A empresa admite estar, ainda, a negociar com a ANA - Aeroportos de Portugal a abertura de uma base em Lisboa, tal dependendo da obtenção de valores vantajosos a nível de taxas aeroportuárias. A Ryanair já terá admitido que tal poderá ser conseguido ainda antes da próxima Páscoa.
A abertura de mais vôos domésticos, nomeadamente para a Madeira, continua a ser estudada pela Ryanair, num momento em que estará prestes a ser confirmada, finalmente, a operação da concorrente Easyjet entre o Porto e o Funchal, a partir da Primavera de 2010.
Fonte: JN