Apple apresenta o esperado iPad


Steve Jobs apresentou esta tarde exactamente aquilo que todos esperavam: um tablet pc, que o presidente da Apple classificou como “muito melhor do que um portátil, muito melhor do que um smartphone”.

A demonstração feita por Steve Jobs mostrou um aparelho que funciona essencialmente como um iPod Touch em ponto grande e que se chama iPad, um dos nomes que já tinha sido antecipado.

“Para criar uma terceira categoria de dispositivos, estes dispositivos terão de ser muito melhores em algumas tarefas-chave”, afirmou Jobs. “Que tipo de tarefas? Coisas como navegar na Web, e-mail, fotos, vídeo, música, jogos e livros electrónicos”.

Os tablet PC (computadores finos, sem teclado e com o ecrã sensível ao toque) já foram chamados “computadores de sofá”. E o presidente da Apple fez parte da demonstração sentado numa poltrona, indicando que o aparelho vai servir para entretenimento e consumo de informação e não para trabalho.

O iPad tem um ecrã de 9,7 polegadas, pesa cerca de 680 gramas e ronda os 1,3 centímetros de espessura.

Consoante os modelos, a capacidade de armazenamento está entre os 16 e os 64 Gb. O processador é de 1Ghz.

O iPad tem bluetooth e capacidade de ligação Wi-Fi. Mas não há uma ligação 3G (como acontece com o iPhone). Segundo a Apple, a bateria dura dez horas.

As 100 mil aplicações que já estão disponíveis online para o iPhone e o iPod Touch podem ser descarregadas para o iPad, exactamente da mesma forma.

A loja de aplicações da Apple é a maior loja do género e é em boa parte responsável pelo sucesso do iPhone. E a Apple não quis deixar de aproveitar a estrutura já desenvolvida. Contudo, é possível desenvolver aplicações específicas para o iPad, que aproveitam o ecrã maior e a maior capacidade de processamento.

A produtar de videojogos Gameloft ( que tem desenvolvido vários títulos para iPhone/iPod Touch) foi convidada a subir ao palco para uma demonstração, uma indicação de que (tal como já aconteceu com o Touch) o iPad vai também posicionar-se uma consola portátil de jogos, destinada sobretudo aos jogadores casuais.

A esperança dos media

Confirmaram-se as fugas de informação: o New York Times, que recentemente anunciou uma nova estratégia de cobrança para conteúdos digitais, desenvolveu uma aplicação própria para o iPad.

Contrariamente ao que acontece com a aplicação do NY Times para o iPhone, esta permite ampliar imagens e correr vídeos.





Fonte: Público

POSTED BY Mari
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