"Câmara clara" no dia-a-dia


"Tratar de forma mais leal e correcta os agentes culturais" está na senda do alargar da periodicidade de "Câmara clara". Além do programa de domingo, com Paula Moura Pinheiro, terá seis minutos diários na antena da RTP2, às 23.30 horas, a partir de 18 de Janeiro.

Trata-se da grande novidade do segundo canal do Estado no arranque do ano. Não só o conteúdo vocacionado para a divulgação de conhecimento regressa no dia 17, com a condução da sua apresentadora cativa, como, logo no dia subsquente, estreia o "Diário Câmara Clara", cujo propósito se alicerça no destaque dos principais acontecimentos culturais, sob o desígnio da actualidade.

Não obstante Moura Pinheiro, que acumula as funções de sub-directora da RTP2, permanecer na coordenação do formato que agora se multiplica, caberá a dois outros jornalistas, Inês Fonseca Santos e Luís Caetano, a estarem à frente da modalidade mais curta, sendo que se revezarão semanalmente. "Melhorar a oferta, salvaguardando a fasquia apriorista fixada" é o intento manifestado pelo director Jorge Wemans.

"Vai prestar-se um serviço de maior qualidade", reforça a responsável por "Câmara Clara", ideia corroborada por Wemans. Até porque: "Assim a Paula pode estar mais descontraída a conversar com os seus convidados. Antes debitava com pouca fluência por escassez de tempo". Na emissão inaugural de 2010 o formato, com menos duração em virtude dos cinco que se lhe somam, contará, com a presença de José Rodrigues dos Santos.

Consistência na programação

De salientar é ainda a adição, àquela que vem vindo a ser uma linha conceptual substantiva do canal, de mais quatro documentários nacionais que versam figuras de relevância indelével do panorama do país. Maria de Lurdes Pintasilgo, ou Cruzeiro Seixas integram o leque de vultos seleccionados no âmbito das produções.

"Vamos antecipar a passagem pela data em que a ex-primeira-ministra completaria 80 anos", referiu o director, que assinalou a "densidade" do trabalho levado a cabo pela realizadora Graça Castanheira. O filme que "desmonta a intimidade de Maria de Lurdes Pintasilgo irá para o ar no sábado, 16 de Janeiro, às 21 horas, aliás, horário marcado para os restantes.

Para dia 23, pelas 19 horas, está reservada a estreia de "Casas com história" - uma viagem pelos antigos lares de personalidades lusas de excepção - e no dia seguinte, volta o programa de cozinha "Entre Pratos", com Henrique Sá Pessoa. Programação infantil de cunho exclusivamente português e novas temporadas de séries de culto, prevêem-se para breve.




Fonte: JN

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION