Downloads de aplicações da Apple
A Apple anunciou que já foram descarregadas mais de três mil milhões de aplicações para o iPhone e iPod Touch.
As aplicações são pequenos programas que permitem adicionar uma multiplicidade de funcionalidades àqueles dois aparelhos da Apple.
Há aplicações para todo o tipo de tarefas: criar e editar documentos, tratar fotografias, seguir as cotações da bolsa, participar em redes sociais (como o Twitter e o Facebook), visualizar redes de transportes públicos, ler jornais, consultar dicionários e enciclopédias são apenas alguns exemplos.
Muitas aplicações são jogos (a Apple tem promovido o iPhone e o iPod Touch como plataformas portáteis de videojogos) e há vários videojogos conhecidos que foram adaptados para estes aparelhos.
As aplicações podem ser gratuitas, mas muitas têm preços que oscilam entre os 79 cêntimos e a meia dúzia de euros. Há, porém, algumas aplicações que chegam a custar dezenas de euros.
A Apple controla quais as aplicações que são disponibilizadas na loja online e retém 30 por cento das receitas de vendas. Os analistas estimam que os lucros da loja de aplicações sejam milionários, mas a Apple não divulga dados.
A loja de aplicações é também, em grande parte, responsável pelo sucesso do iPhone. Muitas marcas de smartphones têm aplicações para os respectivos aparelhos. Mas a Apple conseguiu tomar a dianteira no capítulo das aplicações para telemóveis.
Fonte: Público