SIC adapta série do canal HBO


A estação de Carnaxide tem na calha a adaptação de uma série original estrangeira. Até aqui nada de novo. Mas se falarmos de "In treatment", uma produção do gabarito carimbado pelo canal HBO, o projecto, que estreia ainda este ano, ganha contornos inéditos.

Trata-se de uma trama, em primeira instância, gizada por terras israelitas e que suscitou interesse em solo norte-americano. A estação responsável por intrigas míticas de que são paradigma "Os Sopranos", ou "Sete Palmos de terra", resolveu moldá-la à sua antena. E eis que, inaugurada no pequeno ecrã dos Estados Unidos em 2008, "In treatment", tem vindo a granjear um assinalável êxito.

Ora, esta versão que já vive em Portugal no cabo através do Fox Next, chegará ao sinal aberto, pela SIC, mas com um embrulho de produção nacional assegurada pela SP Televisão. Quem o confirma é Virgílio Castelo, consultor para a ficção do canal generalista. "O projecto deverá arrancar na grelha ainda durante este ano", adianta ao JN, sem, no entanto, avançar com nomes do elenco.

Construção original

"Estamos perante um conteúdo diferente de tudo o que se tem feito, não só por cá, mas por todo o mundo", acrescenta o responsável e consagrado actor. E porquê? Na medida em que se reveste de "uma grande originalidade na forma como é construída" e que será, então, "adaptada à nossa realidade", responde de forma expedita.

"In treatment" aborda os meandros da saúde mental. Centrada num psicoterapeuta, padecendo ele próprio de uma patologia neurótica, cada episódio corresponde a uma consulta que escamoteia os mais recônditos cantos do subconsciente humano. Inspirada em casos reais, o seu cariz deveras apelativo prende-se, sobretudo, com "a sensibilidade" que perpassa as conversas entre médico e pacientes, refere Virgílio Castelo.

Convoca, pois, uma estreita identificação por parte dos espectadores, ventilada pelas histórias de vida. Pelos problemas transversais. Pela capacidade de descortinar a complexidade do óbvio. Não se emprateleira no âmbito de um só género ficcional específico, antes compreendendo em si, idiossincrasias de vários.

Saliente-se que a série já arrecadou conceituados galardões, somando, até aqui, um Globo de Ouro e dois Emmy, e isto em apenas duas temporadas. Por terras do "tio Sam", a sua realização está a cargo de Rodrigo Garcia, sendo que o papel de protagonista cabe a Gabriel Byrne, quem veste a personagem "Dr. Paul Weston".




Fonte: JN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION