Erros nos filmes baixam em 2009


Impossível esquecer: Charlton Heston de relógio digital ao pulso no filme ‘Os Dez Mandamentos’ ou o avião sobrevoando o céu no épico ‘Tróia’, com Brad Pitt. Alguns dos erros cometidos ao longo dos anos em Hollywood já adquiriram o estatuto de anedota, com o pico do disparate a ocorrer em 2003, com um total de 5649 erros em 274 filmes!

Mas de há cinco anos a esta parte produtores, realizadores e editores estão cada vez mais atentos, decididos a não engrossar a lista de erros divulgada anualmente pelos fanáticos da Sétima Arte. Ainda assim, nem tudo escapa aos seus olhos, por mais atentos que estejam.

No ano passado, a campeã do disparate foi a segunda aventura da saga ‘Transformers’, que registou um total de 74 erros, a maioria deles de continuidade. Um exemplo fatal: numa cena de perseguição, no Egipto, em que os protagonistas fogem à polícia, o carro dos agentes é um Alpha Romeo. Na cena seguinte, o carro ‘transformou-se’ subitamente num Peugeot 405.

Na lista de erros do ano passado, que contabilizou um total de 1028, o segundo filme com mais enganos foi ‘Harry Potter e o Príncipe Misterioso’, com 71 erros, seguindo-se ‘Lua Nova – Crepúsculo’ (com 38), ‘2012’ (28), a nova versão de ‘Star Trek’ (27) e ‘Inglorious Basterds – Sacanas sem Lei’ (24).

Apesar da evolução e do esforço dos responsáveis, ainda há muito a fazer para se atingir o feito dos anos gloriosos do cinema: detectou-se um único erro em filmes de 1902, de 1916, de 1918 e de 1929.


O ERRO FUNDADOR


O primeiro erro do cinema foi detectado no filme ‘Viagem à Lua’, de 1902: em solo lunar a Terra é vista a mover-se em torno do satélite (em vez do contrário).

1931 Durante muito tempo o número de erros era diminuto (de um só dígito). Os enganos aumentaram em 1931, tendo como responsáveis, entre outros, os filmes de terror ‘Frankenstein’ e ‘Drácula’.

2003

No ano negro dos erros no cinema (5649) o recordista do disparate foi ‘Piratas das Caraíbas – A Maldição do Pérola Negra’ (377).

DESTINADO AO AZAR

Os filmes fantásticos são os mais dados ao erro. Exemplos são ‘O Feiticeiro de Oz’ (258) e ‘O Senhor dos Anéis – O Regresso do Rei’ (278).

FALHAS TRÁGICAS DE FAZER RIR

Como acontece todos os anos, alguns dos erros descobertos nos filmes de 2009 são verdadeiramente risíveis – o que é grave sobretudo nas produções que se querem mais dramáticas. No filme--catástrofe ‘2012’, por exemplo, quando John Cusack salva a família ‘in extremis’ ao fazer voar um carro, as rodas da frente da viatura estão imóveis – o que anula por completo o efeito aterrador da cena.

O filme em que Quentin Tarantino apresenta uma versão ‘diferente’ da Segunda Guerra Mundial, ‘Inglorious Basterds – Sacanas sem Lei’ – que registou 24 erros – tem outro engano que distrai a nossa atenção. Quase no fim da acção, quando Brad Pitt está prestes a gravar uma suástica na testa de um oficial alemão, numa só cena a personagem muda de gravata três vezes. No melhor pano...





Fonte: Correio da Manhã

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION