Estreias de novo ano na TV


Humor e ficções sobre vampiros marcam tendência de novidades televisivas à entrada de 2010.

Se "Ano novo, vida nova", não será bem "Ano novo, grelhas novas", havendo, porém, algumas estreias televisivas a assinalar. Melhor, mais do que isso, observa-se uma tendência transversal às apostas: o tema dos vampiros na ficção e formatos de humor.

Eis que hoje se inaugura 2010, sendo que a reboque da data os canais generalistas como que iniciam uma espécie de segunda "rentrée" televisiva. Bem, mais magra que aquela que tipicamente acontece em meados de Setembro, mas que não deixa, no entanto, de representar um novo ciclo, no caso pautado por programas na área da comédia, por um lado, e séries de ficção que versam o universo vampiresco, por outro.

A RTP recrutou Rui Unas para a sua antena, quem, juntamente com Jorge Mourato, protagonizará um formato humorístico intitulado "Viver é fácil" e o qual se alicerçará em "stand up comedy" - género inédito no primeiro canal da estação pública. Prevê-se ainda uma nova temporada de "Os Contemporâneos".

Por seu turno, tudo indica, que a SIC tem na calha um conteúdo que viverá da dupla Marco Horácio e Eduardo Madeira, também este com a tónica depositada na boa disposição. Fugindo um pouco aos dois fios condutores estruturais, arrancará nesta antena o "spin-off" - série derivada - de "NCIS: Investigação Criminal", produção que a jovem actriz portuguesa Daniela Ruah integra.

Já num registo diferente, a estação de Carnaxide prepara uma ficção juvenil intitulada "Lua vermelha". Com Sintra enquanto palco de acção, a novela versará a realidade dos vampiros.

Curiosamente, a TVI tem em marcha uma minissérie que aborda estes míticos entes, os quais povoam, há muito, o imaginário humano. "Destino Imortal" é o nome da trama que contará no elenco com nomes como os de Catarina Wallenstein, Rogério Samora, ou Maria João Luís, entre outros consagrados actores.

Voltando ao canal do Estado, e ainda que não se trate de uma ficção nacional, este irá estrear, no dia 5, "True Blood": intriga vampiresca assinada por Alan Ball, o autor de "Sete palmos de terra".

Ora, tal vem na senda de produtos análogos que passaram a constar recentemente na grelha da RTP, de que é paradigma "Diários de um Vampiro". Saliente-se que a intriga vai para o ar em terras lusas com uma curta "décalage" relativamente ao que sucede nos EUA, país de origem, onde estreou em Setembro passado. Aliás, este hiato pouco substancial já acontecera relativamente a "V", cujos novos e ansiados episódios serão exibidos em 2010, também no ecrã da estação pública.n




Fonte: JN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION