Hoje há Grammys


A 52ª edição dos Grammy, os prémios mais importantes da indústria discográfica, realiza-se hoje em Los Angeles, na Califórnia (quando for madrugada de segunda-feira em Portugal), com as mulheres a liderarem as nomeações. Beyoncé, Lady Gaga e Taylor Swift seguem à frente com indicações nas principais categorias.

Beyoncé, a autora do álbum ‘I Am... Sasha Fierce’, que conta já com sete prémios e nove nomeações noutros anos, é a favorita, com dez indicações, nomeadamente para Álbum do Ano, Intérprete do Ano e Melhor Canção, com o tema ‘Single Ladies’.

Segue-se a cantora country Taylor Swift com oito nomeações, entre as quais Melhor Artista Pop Feminina, categoria onde dominam as cantoras norte-americanas Pink, Beyoncé e Katy Perry, contra a britânica Adele.

Entre os mais nomeados estão ainda Black Eyed Peas, Kanye West e Maxwell, todos com seis nomeações, e Lady Gaga, David Guetta e Jay Z, com cinco indicações.

Apesar de as atenções estarem voltadas para o pop, outros grandes nomes aparecem na categoria de Melhor Álbum Rock, onde competem U2, AC/DC, Eric Clapton e Steve Winwood, Green Day e Dave Matthews Band.

Para a cerimónia fica a promessa de uma grande noite marcada por várias actuações ao vivo como a de Beyoncé, Black Eyed Peas, Bon Jovi, Lady Gaga, Taylor Swift e Zac Brown Band.

Michael Jackson será homenageado com a atribuição de um Grammy de carreira, que dois dos seus filhos irão receber. No tributo será projectado um curto filme em 3D que o ‘Rei da Pop’ fez para o tema ‘Earth Song’. Artistas como Usher, Celine Dion, Carrie Underwood e Smokey Robinson vão actuar durante a projecção.


DETALHES

SWIFT ENVERGONHADA

Nos MTV Video Music Awards, Taylor Swift ganhou o Melhor Vídeo Feminino, mas foi interrompida por Kanye West, que subiu ao palco para dizer que Beyoncé merecia vencer.

TRIBUTO AO REI DA POP

Prevê-se que os filhos de Michael Jackson, Prince Michael, Paris e Prince MichaeI lI, possam cantar.

EDIÇÃO MUITO DIVIDIDA

Robert Plant e Alison Krauss, Coldplay, Lil’ Wayne e Adele foram os grandes vencedores da última edição dos Grammy.

FUNDAÇÃO RECENTE

A Fundação Grammy surgiu em 1989 para realçar o contributo da música para a cultura dos EUA.

MARIA JOÃO PIRES NOMEADA

Os Grammy não são apenas para grandes nomes da indústria discográfica e a prová-lo está a presença de uma portuguesa . Maria João Pires encontra-se entre os cinco nomeados na categoria de Melhor Interpretação a Solo.

O duplo álbum que a pianista lançou em 2008 pela Deutsche Grammophon, com obras que Chopin compôs nos últimos anos de vida, valeu-lhe a indicação.

Maria João Pires ganhou projecção internacional ao vencer o concurso internacional do bicentenário de Beethoven que se realizou em Bruxelas, em 1970.

A pianista é convidada regularmente por grandes orquestras mundiais como a Orquestra Sinfónica de Londres, apresentando-se muitas vezes em vários países da Europa, no Canadá, no Japão, em Israel e nos EUA.






Fonte: Correio da Manhã

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION