HP lança novo serviço de musica
A Hewlett-Packard (HP), o maior fabricante mundial de computadores, vai lançar um novo serviço de música nos diversos mercados europeus, esperando capitalizar com a crescente procura por parte dos consumidores de novos serviços de música online.
O serviço - que se chamará MusicStation - fará já parte de 16 modelos de computadores da HP em países como a Grã-Bretanha, a França, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia, Suíça, Holanda, Bélica e Áustria.
De acordo com a Reuters, através deste novo serviço, os consumidores irão pagar cerca de 10 euros por mês para fazerem download de todas as músicas que queiram (diferente do Spotify, que apenas as permite ouvir em streaming), podendo conservar dez faixas por mês. Isto significa que, mesmo quando, pontualmente, não houver Internet ou quando a ligação à Web for fraca, as músicas poderão ser ouvidas na mesma, uma vez que o utilizador fez download prévio delas.
Os utilizadores podem experimentar o serviço, de forma gratuita, durante 14 dias após a compra dos novos modelos que já integram o MusicStation. Caso o decidam subscrever, terão que pagar a mensalidade, caso contrário deixarão de ter acesso às músicas. O software poderá igualmente ser sincronizado com telemóveis.
O MusicStation foi desenvolvido pela empresa britânica de música digital Omnifone. Nos EUA, a HP tem um serviço semelhante, através da empresa RealNetworks' Rhapsody.
Através deste tipo de serviços de disponibilização de músicas online, as vendas de música digital subiram 12 por cento no ano passado, cifrando-se nos 4,2 mil milhões de dólares, avança a Reuters, citando o organismo da indústria musical IFPI.
As vendas de música terão diminuído cerca de 10 por cento em 2009 graças aos dowloads ilegais, de acordo com o IFPI, que estima ainda que cerca de 95 por cento dos downloads de música feitos no ano passado foram ilegais.
“Sendo o maior fabricante mundial de PC’s, a HP tem uma excelente oportunidade para se tornar um competidor do iTunes, graças à sua escala”, indicou Rob Lewis, CEO da Omnifone.
A loja online da Apple - que tem um enorme sucesso com o seu modelo de negócio pay-per-download - é o distribuidor de música digital número um no mundo.
“Com a sua escala alargada e com a enorme base de clientes, a introdução do serviço da HP em dez países irá encorajar o acesso legítimo a conteúdos musicais”, indicou por seu lado Rob Wells, chefe da divisão de música digital da Universal, num comunicado citado pela Reuters.
Na Europa, Médio Oriente e África a HP vendeu à volta de 20 milhões de computadores pessoais durante o ano passado, de acordo com analistas, um pouco à frente da Acer.
Fonte: Público
O serviço - que se chamará MusicStation - fará já parte de 16 modelos de computadores da HP em países como a Grã-Bretanha, a França, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia, Suíça, Holanda, Bélica e Áustria.
De acordo com a Reuters, através deste novo serviço, os consumidores irão pagar cerca de 10 euros por mês para fazerem download de todas as músicas que queiram (diferente do Spotify, que apenas as permite ouvir em streaming), podendo conservar dez faixas por mês. Isto significa que, mesmo quando, pontualmente, não houver Internet ou quando a ligação à Web for fraca, as músicas poderão ser ouvidas na mesma, uma vez que o utilizador fez download prévio delas.
Os utilizadores podem experimentar o serviço, de forma gratuita, durante 14 dias após a compra dos novos modelos que já integram o MusicStation. Caso o decidam subscrever, terão que pagar a mensalidade, caso contrário deixarão de ter acesso às músicas. O software poderá igualmente ser sincronizado com telemóveis.
O MusicStation foi desenvolvido pela empresa britânica de música digital Omnifone. Nos EUA, a HP tem um serviço semelhante, através da empresa RealNetworks' Rhapsody.
Através deste tipo de serviços de disponibilização de músicas online, as vendas de música digital subiram 12 por cento no ano passado, cifrando-se nos 4,2 mil milhões de dólares, avança a Reuters, citando o organismo da indústria musical IFPI.
As vendas de música terão diminuído cerca de 10 por cento em 2009 graças aos dowloads ilegais, de acordo com o IFPI, que estima ainda que cerca de 95 por cento dos downloads de música feitos no ano passado foram ilegais.
“Sendo o maior fabricante mundial de PC’s, a HP tem uma excelente oportunidade para se tornar um competidor do iTunes, graças à sua escala”, indicou Rob Lewis, CEO da Omnifone.
A loja online da Apple - que tem um enorme sucesso com o seu modelo de negócio pay-per-download - é o distribuidor de música digital número um no mundo.
“Com a sua escala alargada e com a enorme base de clientes, a introdução do serviço da HP em dez países irá encorajar o acesso legítimo a conteúdos musicais”, indicou por seu lado Rob Wells, chefe da divisão de música digital da Universal, num comunicado citado pela Reuters.
Na Europa, Médio Oriente e África a HP vendeu à volta de 20 milhões de computadores pessoais durante o ano passado, de acordo com analistas, um pouco à frente da Acer.
Fonte: Público