Neve e gelo encerram estradas


A neve e o gelo estão a bloquear o trânsito em várias estradas do país desde ontem. Dados avançados pela Protecção Civil indicam que além de estradas nacionais, também as auto-estradas A6, A7 e A24 continuam a registar dificuldades na circulação. Um dos casos mais problemáticos verifica-se em Pampilhosa da Serra, com o concelho isolado devido ao encerramento das vias de acesso à vila.

"A vila está sem qualquer hipótese de saída, o que me está a preocupar numa situação de emergência", contou à Lusa o presidente da Câmara de Pampilhosa da Serra, José Brito Dias. O autarca espera que até ao início da tarde a situação fique resolvida com o apoio da Direcção de Estradas que está a "espalhar sal" nas vias afectadas, "para ver se consegue abrir um acesso ainda durante a manhã". José Brito Dias sublinhou que estão cortados todos os acessos pelas estradas nacionais, nomeadamente pelas EN 344 e EN 112.

No distrito de Coimbra, estão encerradas ao trânsito devido à queda de neve a EN 344, que liga Casal da Lapa/Pampilhosa da Serra/Portela de Ulhais, a EN 236, entre a Lousã e Trevim, a EN 2 de Alvares a Pampilhosa da Serra e a EN 112, que une Pampilhosa da Serra a Coimbra.

Na Guarda, as várias viaturas que estavam bloqueadas na EN18 devido à queda de neve já começaram a circular. No entanto, todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela estão interditos devido à neve, bem como a EN 16, entre Guarda e Faia.

No distrito de Castelo Branco, a A23 chegou a estar cortada durante esta madrugada entre o Fundão e Castelo Novo, mas voltou a abrir pelas 06h15. Ainda com cortes no trânsito devido à neve está a EN 238 entre Fundão e Silvares, a EN 338 entre Piornos, Manteigas e o Cruzamento da Torre, a EN 339, na ligação de Seia a Lagoa Comprida, a EN 351 (Oleiros/Cava/Isna), a EN 18 (Fundão-Alpedrinha, a EN 345 (Alcaide-EN 18), a EN 238 (Estreito-Foz Giraldo), a EN 343 (Telhado-Barco), a EN 112 (Lameirinha-Enxabarda), a EN 230 (Tortosendo-Cruz Orondinho) e a EN 258, na zona de Oleiros.

Em Viseu, mantêm-se encerradas a EN 2 (Vila Pouca-Castro Daire), a EN 321 (Cinfães-Castro D’Aire), a EN 323 (Moimenta da Beira-Vila Nova Paiva), a EN 329 (Vila Nova Paiva-Queiriga), a EN 230 (Caramulo-Paranho Arca), a EN 230-3 (Caramulinho- Caramulo), a EN 229-1 (Antas-Trancoso) e a EN 329 (Vila Nova Paiva-Queiriga).

Na zona de Leiria, outros dos oito distritos a registar complicações na circulação devido à neve, estão intransitáveis as EN 236, entre Castanheira e Lousã, e a EN 347, na ligação de Campelo a Penela.

Também sem resolução continuam os entraves ao trânsito no distrito de Braga, nomeadamente nas estradas nacionais 311 (Moreira de Rei-Cabeçeiras de Bastos), 304 (Caniçada- Rio Caldo), 103 (Ruivães- Montalegre), 103 (Boticas-Braga), 206 (Quinchães-Celorico Basto), 205 (Cabeçeira de Basto- Vila Pouca de Aguiar).

A Protecção Civil confirma ainda que na zona do Porto os automobilistas devem evitar a EN 101, entre Mesão Frio e Amarante, a EN 321-1 entre Baião e Marco Canavezes, e a EN 15 entre Larim e Gondar.

No distrito de Vila Real, o IP4 reabriu ao final da noite de ontem, depois de ter registado cortes na circulação entre Vila Real e Amarante. Na A7 e na A24 continuam a verificar-se o condicionamento do trânsito em algumas zonas, bem como na

EN 312 (Boticas-Ribeira de Pena), EN 304-4 (Medreõs- Santa Marta), EN 304 (Lamas de Olo-Mondim de Basto), EN 206 (Vila Pouca Aguiar- Carrazedo Ansiães), EN 314 (Chaves-Carrazeda de Ansiães), EN 212 (Vila Pouca-Alfarela) e EN 103 (Boticas-Montalegre).

Mais a Sul, o trânsito continua também hoje condicionado, devido à existência de gelo, na A6, perto de Elvas. Ainda na zona do Alentejo, as estradas de acesso à Serra de São Mamede, devido à presença de gelo nas vias.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION