PS impõe disciplina de voto


Está decidido e é tudo menos pacífico dentro da bancada do PS. Na sexta-feira, vai haver disciplina de voto na bancada socialista para os projectos do Bloco de Esquerda e do PEV que, além do casamento gay, prevêem a possibilidade de adopção.

As excepções, em número reduzido, serão tratadas, caso a caso, pelo líder parlamentar, Francisco Assis, disse ao PÚBLICO um membro da direcção do grupo parlamentar.

A decisão passou por uma conversa, ao almoço, entre Assis, a direcção da bancada e o secretário-geral e primeiro-ministro, José Sócrates, em São Bento, e será debatida na reunião plenária de deputados.

Além de Miguel Vale de Almeida, João Galamba e Inês de Medeiros, eleitos nas listas de deputados como independentes, também pediram liberdade de voto o ex-líder da JS Sérgio Sousa Pinto e Duarte Cordeiro, actual secretário-geral da “jota”.

Hoje, em declarações aos jornalistas, Francisco Assis anunciou que “a decisão está tomada”, mas remeteu mais pormenores para a reunião do grupo parlamentar, hoje à noite.

Assis admitiu que “nem sempre” está “em consonância” com o secretário-geral do partido e foi esse o caso.




Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION