40 anos de Black Sabbath


A 13 de Fevereiro assinala-se "o início" da história do heavy metal: há 40 anos era editado o primeiro disco, auto-intitulado, dos Black Sabbath, criadores daquilo que na altura foi chamado de heavy metal.

A banda, oriunda de Birmingham, na Inglaterra, ganhou a sua reputação heavy graças à atmosfera da cidade britânica, um local que nos finais da década de 60 transpirava fumo de carvão e indústria pesada.

Os Sabbath foram dos primeiros a usar afinações alternativas mais graves para realçar aquilo que hoje em dia é considerado fundamental para conseguir o som característico das guitarras distorcidas do heavy. O grupo alcançou o sucesso com vários discos de ouro e platina na década de 70.

Os Black Sabbath são considerados uma das bandas mais influentes de todos os tempos, e contam com uma discografia oficial com 18 discos. Nas pegadas dos Sabbath surgiram dezenas de outras bandas a carregar a bandeira do metal.

Aos 40 anos, o metal está de parabéns e de boa saúde. Dessa génese metaleira e quarentona surgiram muitos outros géneros de música pesada que continuamente se continua a moldar e adaptar, sempre a chegar a ouvidos novos e fontes de criatividade inesgotáveis.

Estes movimentos aconteceram em vagas: a primeira e mais conhecida foi a "new wave of British heavy metal". Essa vaga influenciou de tal forma os americanos que, a partir desse momento, o metal ficou imparável. A venda de instrumentos musicais teve o seu boom de crescimento, todos queriam ser rock stars e o comboio nunca mais parou. O metal veio para ficar.




Fonte: Cotonete

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION