Natureza morta na Gulbenkian


A partir do próximo dia 12 estará na Gulbenkian uma exposição internacional que vai reunir obras de pintores famosos, como Rembrandt, Goya e Cotán, em torno do tema “A Natureza Morta na Pintura Europeia”.

Dividida em duas partes, a primeira parte da amostra intitulada “A Perspectiva das Coisas: a Natureza Morta na Europa, séculos XVII a XX” estará em exposição entre os dias 12 de Fevereiro e 2 de Maio e englobará as obras dos séculos XVII e XVIII.

As pinturas expostas são provenientes de colecções privadas e de vários museus de todo o mundo, como o Museu do Louvre (Paris), o Museu do Prado (Madrid), o Metropolitan Museum (Nova Iorque), entre outros museus que não faltaram ao tributo a artistas como Juan Sanchéz Cotán, Juan van der Hamen, Pieter Claesz, Rembrandt van Rjin, JeanBaptiste Oudry e Francisco de Goya.

O tema da natureza morta engloba um variado conjunto de aspectos e essa diferenciação será visível na exposição através do confronto de obras, como as naturezas mortas das pintoras Louise Moilon e Fede Galizia, ou as cenas de cozinha de JeanSiméon Chardin e Luis Meléndez.

A segunda parte da exposição, dedicada aos séculos XIX e XX, será exibida apenas entre 20 de Outubro de 2011 e 8 de Janeiro de 2012.





Fonte: Correio da Manhã

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION