Pista ilibada de morte de atleta


Uma investigação lançada aos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver (Canadá), ilibou o formato da pista de luge, modalidade em que os atletas descem deitados num trenó a velocidades que chegam aos 145 quilómetros por hora, de quaisquer responsabilidades na morte do georgiano Nodar Kumaritashvili durante um treino, na manhã de sexta-feira.

Num comunicado conjunto da Federação Internacional de Luge e dos Jogos Olímpicos de Vancouver lê-se que o acidente se deveu a erro humano e não 'há indicação de que tenha sido causado por erros na construção da pista'. Apesar disso, foram efectuadas ligeiras alterações no muro de protecção para 'impedir que algo tão extremamente excepcional possa ocorrer novamente'.

Os Jogos Olímpicos de Inverno, cuja cerimónia de abertura decorreu na noite de sexta-feira (madrugada de sábado em Portugal), ficaram marcados pela morte do atleta georgiano. Nodar Kumaritashvili estava a descer a pista a cerca de 140 quilómetros por hora quando foi projectado contra um pilar de ferro. O acidente fatal foi captado pelas câmaras de televisão.

Foi a primeira morte nos Jogos Olímpicos de Inverno desde 1992 mas a delegação da Georgia manteve-se em competição, com os seus membros de luto pelo jovem atleta.





Fonte: Correio da Manhã

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION