Polanski ganha premio de melhor realizador


As reacções ao prémio de melhor realizador dado a Roman Polanski no Festival de Berlim pelo seu último filme "The Ghost Writer" dividiram-se entre o apoio e a repulsa. Muitos clamaram “bem-merecido”, mas alguns gritaram “escândalo”.

Preso em Setembro em Zurique, onde se tinha deslocado para ir receber um prémio num festival de cinema, Polanski encontra-se actualmente em prisão domiciliária no seu chalet em Gstaad, à espera de uma eventual extradição para os Estados Unidos, onde é procurado pela justiça por ter mantido “relações sexuais ilegais” com uma menor em 1977.

Revelado logo nos primeiros dias do festival, "The Ghost Writer" manteve-se até ao fim com o favorito dos críticos interrogados pela revista americana "Screen". Para muitos, estes “thriller hitchcockiano” marcou o regresso do grande Polanski.

O "Times" de Londres saudou um “thriller imensamente agradável”, realizado por um “cineasta sagrado”. Em Itália, o "La Repubblica" sublinhou “o entusiasmo dos críticos e do público”.

Mas a revista americana "Hollywood Reporter" e o diário alemão "Die Welt" consideraram o prémio de Berlim “controverso”, escrevendo que este Urso de Prata “poderia ser interpretado como um sinal de solidariedade para com o cineasta” e não como um verdadeiro reconhecimento de "The Ghost Writer" como obra cinematográfica maior.

O "Die Welt" fala da “reabilitação” de Polanski e o tablóide "Berliner Zeitung" denunciou a “a aministia colectiva do mundo do cinema para uma pessoa acusada de violação de uma menor nos Estados Unidos”.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION