Mau tempo em Portugal


Até ao final do dia de hoje são esperadas chuvas fortes na ilha da Madeira, mas para domingo prevêem-se aguaceiros e vento moderado, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM). O temporal que assolou hoje a Madeira, e que causou pelo menos 32 mortos e 68 feridos, deveu-se a "um sistema frontal de forte actividade associado a uma depressão" que se deslocou a partir dos Açores.

Em termos meteorológicos, "o pior já passou", disse fonte do IM à agência Lusa.

O Instituto de Meteorologia tinha decretado para hoje de manhã o aviso vermelho, o mais elevado na escala de avisos de precipitação.

"Os valores mais elevados de precipitação acumulada numa hora registados nas estações Funchal-Observatório e Pico do Areeiro foram respetivamente 52 mm (entre as 09:00 e as 10:00) e 58 mm (entre as 10:00 e as 11:00)", refere o instituto.

Para o Continente, para as próximas horas são esperados períodos de chuva, por vezes forte. Com exceção do distrito de Santarém, às 21:00 todo o território continental e ilhas estava sob aviso amarelo.

O i apurou que já houve várias abertas durante a tarde no Funchal e que a força do vento moderou. Mas as autoridades dizem que a chuva deve manter-se até amanhã de forma fraca ou moderada.

O mau tempo deve descolar-se para Portugal continental informou o Instituto de Meteorologia. É esperada chuva forte no Continente, sobretudo nos distritos de Lisboa, Setúbal e Leiria. Contudo, os níveis de precipitação serão menores do que na Madeira.

O i contactou vários madeirenses que estão a viver a calamidade. Paulo França Rodrigues, de 42 anos, afirma ao i que ficou hoje “em casa, no centro do Funchal, como recomendou a Protecção Civil”. Junto a sua casa não há sinais de destruição, mas a 500 metros dali “há grandes inundações”. O funcionário público diz que tem acompanhado a situação através dos meios de comunicação social e que tem evitado fazer chamadas por telemóvel (as autoridades dizem aos madeirenses para usar o telemóvel apenas em caso de emergência).

"A minha mãe ainda está no trabalho.. não consegue de lá sair, nem podemos ir lá buscá-la. Isto é incrível", diz outra madeirense contactada pelo i, retratando o desespero de toda a população da ilha. Outro cidadão refere-se ao temporal como "a pior catástrofe de sempre na Madeira".




Fonte: Ionline

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION