Programa para enviar o Homem à Lua cancelado



A Casa Branca confirmou hoje o abandono, no projecto de Orçamento para 2011, do programa de voos espaciais tripulados Constelação, que consistia em enviar, novamente, o Homem à Lua.

"Propomos a anulação do programa Constelação da NASA", disse numa conferência via telefone Peter Orszag, o responsável pelo Orçamento na equipa do Presidente Barack Obama. Este salientou que a administração vai fazer outros investimentos na área da investigação e desenvolvimento.

Fonte próxima da Casa Branca já tinha confirmado esta informação na sexta-feira, antes avançada pelo diário "Florida Today".

Este programa foi lançado em 2004 pelo anterior Presidente, George W. Bush, depois da explosão do vaivém Columbia em Fevereiro de 2003. As outras naves devem deixar de voar este ano. Bush previa um regresso dos norte-americanos à Lua até 2020 e, depois dessa data, voos tripulados para Marte.

Segundo estimativas oficiais, a NASA (agência espacial norte-americana) já terá gasto mais de nove mil milhões de dólares (6,4 mil milhões de euros) neste programa, que incluía o desenvolvimento de dois novos foguetões, além de uma nova cápsula onde viajariam as tripulações. O vaivém, que apenas faz voos na órbita terrestre, tem data de aposentação marcada para este ano

O executivo, que deverá propor um aumento do orçamento da NASA em 5,9 mil milhões de dólares (4,2 mil milhões de euros) em cinco anos, quer agora apostar no desenvolvimento de veículos e lançadores comerciais para a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), com um primeiro voo previsto para 2015 o mais tardar.





Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION