Carregamento sem fios


O princípio físico chama-se indução magnética: o carregamento de qualquer tipo de telemóvel, iPod, máquina fotográfica ou portátil ao mesmo tempo, sem fios e sem vários carregadores em simultâneo.

Quem entra no “stand” da empresa Powermat, num dos cantos mais afastados do centro do Mobile World Congress, em Barcelona, vê os telemóveis e os portáteis normais neste tipo de evento. Mais estranho é ver mesas ligadas à tomada, onde estão pousadas batedeiras e moinhos de café.

As mesas que estão ligadas à tomada parecem mesas normais mas no centro têm pequenos círculos iluminado a azul, à semelhança das placas de indução da cozinha. Só que essas dão calor e queimam os dedos, e estas fornecem electricidade e não dão choque. Ou seja, quando a batedeira está na parte “normal” da mesa está parada, e quando vai para a parte da indução começa a trabalhar.

Bernd Lang, um dos directores da marca, explicou à Lusa que a empresa “pode fazer o mesmo com qualquer aparelho, com maior ou menor corrente ou voltagem” e com uma vantagem adicional: “no caso dos aparelhos com bateria, o sistema detecta quando a carga está completa e para de fornecer electricidade”.

“As aplicações são as mais diversas, nomeadamente mesas onde se pousa o telemóvel ou o laptop e estes começam a carregar. Todos os fios são substituídos por um, o da mesa. E podemos fazê-lo numa parede, para que o plasma ou o LCD funcionem sem fio de corrente”, explicou Bernd Lang.

A empresa comercializa, no entanto, versões mais simples da sua tecnologia. Trata-se de tapetes, tipo tapetes de rato para um, dois ou mais dispositivos, nos quais se pousa o aparelho que se quer carregar.

E como é que o aparelho reconhece o tapete? De duas formas: ou lhe aplicamos uma pequena capa com um chip ou mudamos a própria bateria por uma bateria da Powermat, já com o chip integrado, que reconhece imediatamente o sistema.

A empresa, que entrou no mercado norte-americano em Outubro último, vai agora entrar em força na Europa. Em Espanha o material vai estar à venda dentro de duas ou três semanas. Bernd Lang especificou que a marca quer entrar em Portugal em Junho próximo.

A última questão é se esta tecnologia estará disponível para todas as bolsas. O responsável diz que sim e mostra os preços para Espanha: 34 euros o tapete para um aparelho e 129 euros o tapete para portáteis.

Os números das vendas também falam: em dois meses a Powermat vendeu nos Estados Unidos 750 mil destes tapetes.

Apesar de por enquanto estar limitada a pequenos aparelhos, Bernd Lang vê a tecnologia de indução magnética como essencial para o futuro da indústria dos carros eléctricos, já que poderia permitir o carregamento de carros em andamento.

“Para quê ter de parar o carro e ligar um cabo para carregar a bateria? É possível instalar nas estradas tecnologia que permitiria o carregamento de carros em andamento. Toda a questão da autonomia passaria a ‘letra morta’”, considerou.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION