Gourmet para iniciados


Uma mesa sóbria e com apresentação cuidada. Vinho distinto, entradas, prato e sobremesa. Boa conversa. Este podia ser o cenário ideal de um serão caseiro. Mas há um problema: os seus amigos não vão em cantigas e há muito que sabem que os seus convites acabam invariavelmente na encomenda pizzas. Não lhes leve a mal. Desta vez prepare-lhes uma surpresa. Pedimos ao chefe José Avillez uma receita simples mas capaz de impressionar o mais exigente dos apreciadores da boa vida. Acrescentámos-lhe algumas regras de etiqueta. Verá que o jantar vai ser digno de uma fotografia no mural do seu Facebook. A boa notícia? Não precisa de gastar mais de 30 euros.

Onde comprar? Comece por seleccionar os locais onde comprar os ingredientes. Não precisa de perder muito tempo. Em Lisboa há lojas gourmet em que conseguirá comprar praticamente tudo aquilo de que precisa. Experimente a mercearia gourmet Delidelux, em frente à estação de Santa Apolónia, com uma vasta oferta de queijos, azeites e produtos de charcutaria. Além das compras, aproveite o Sol enquanto toma um café na esplanada, com o Tejo aos pés. No Martim Moniz também há várias lojas tipicamente indianas a preços simpáticos. Dê uma espreitadela ao supermercado asiático Hua Ta Li e deixe-se levar pela mistura de aromas.

Escolher um bom vinho A escolha do vinho não deve ser descurada. Já sabe: as carnes vermelhas ligam bem com vinhos tintos encorpados, de preferência com alguma idade, embora actualmente os vinhos sejam lançados no mercado já perfeitamente bebíveis. Com carnes brancas, deve escolher um tinto suave e novo. Para os apreciadores de vinho branco, a escolha de um Alvarinho ou de um branco com madeira também é acertada. Para acompanhar o Frango Thai, José Avillez sugere uma garrafa de Catarina, um vinho branco da Quinta da Bacalhoa disponível em qualquer supermercado por €5.

Como servir? Para fazer um jantar entre amigos não tem de seguir à risca os manuais de etiqueta de Paula Bobone. Mas vale a pena cuidar dos detalhes: tenha em atenção a forma e dimensão dos pratos. E, ao empratar, não amontoe nem os encha demasiado. Na escolha da receita, é importante ter em conta o tipo de jantar que vai fazer e a forma como se adequa à sua rotina. Ou seja, para que os seus amigos não fiquem sozinhos na sala a ver televisão, escolha receitas que podem ser preparadas com antecedência. "É importante garantir que nem todas necessitam de forno, para que não haja atrasos na preparação e no serviço", aconselha José Avillez.




Fonte: Ionline

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION