Lisboa vai ter Walk of Fame


O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, anunciou ontem que vai ser construído um passeio dos artistas na Rua dos Condes, logo que terminem as obras em curso no antigo cinema Olímpia.

Projecto de um cenógrafo, o Walk of Fame português visa homenagear grandes nomes do teatro, quer do passado, quer do presente, à semelhança do que acontece em Hollywood, onde mais de duas mil estrelas inscritas no chão, cada uma com um nome, recordam artistas reais mas também personagens de ficção - como o coelho Bugs Bunny ou a família Simpson.

António Costa falava na Casa dos Artistas, num almoço que a autarquia ofereceu a 200 profissionais das artes, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, que se assinalou no sábado. Segundo o autarca, este almoço, que se realiza anualmente, visa "agradecer aos artistas o muito que têm feito pelo teatro e pela cidade de Lisboa". Citado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Lisboa garantiu ontem que o Teatro Variedades vai ser reabilitado e que o Maria Vitória permanecerá em actividade durante as obras no Parque Mayer. E lembrou que este ano as comemorações do Dia Mundial do Teatro em Lisboa ficaram marcadas pelo arranque das obras no Teatro Capitólio, no Parque Mayer, que receberá o nome de Raul Solnado, falecido em Agosto do ano passado.

O projecto de reabilitação do Capitólio, que deverá estar pronto dentro de dois anos, é do arquitecto Souza Oliveira. Obra pioneira do modernismo português desenhada por Cristino da Silva, ganhará uma nova fachada nas traseiras e voltará a contar com um terraço no topo, onde decorrerão sessões de cinema ao ar livre. No interior do cine-teatro haverá dois palcos, que resgatarão o edifício a muitos anos de degradação. Sobre o futuro do Parque Mayer, António Costa disse que não passa pela autarquia, mas pelos agentes culturais e pelos criadores, que farão do local "o que quiserem".




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION