135 milhões para salvar a EMI


Editora tem de encontrar 135 milhões de euros até Junho para não cair nas mãos da sociedade financeira Citigroup.

A EMI necessita de uma injecção de 135 milhões de euros até Junho para se salvar das mãos do Citigroup, sociedade financeira que fez um empréstimo aos actuais donos da editora (a Terra Firma) e que se tornará proprietária da companhia caso esse valor não seja pago.

A EMI teve prejuízos na ordem dos dois mil milhões de euros em 2009 e precisa, por isso, de nova injecção de capital para poder sobreviver. Para piorar a situação, as tentativas de acordos de distribuição com duas outras multinacionais, Universal e Sony, que ajudariam a aliviar as contas, não se concretizaram.

Caso a editora caia nas mãos do Citigroup, outra multinacional, a Warner, que tem tentado ao longo dos anos fundir-se com a EMI, poderá apresentar uma proposta de compra.

Para já, a EMI (casa de bandas como Beatles, Pink Floyd, Coldplay ou Lily Allen) prefere não comentar a situação mas a Terra Firma já fez saber que não acredita que o cenário mais negativo se concretize. Da mesma opinião não são os responsáveis do Citigroup, que acreditam ter poder para bloquear os planos da Terra Firma caso estes não sejam do interesse da EMI e dos seus accionistas.

Questões financeiras estiveram igualmente na base de uma possível venda dos famosos estúdios Abbey Road - imortalizados pelos Beatles - mas a EMI acabou por rejeitar uma oferta pelo edifício que pagaria algumas dívidas.



Fonte: DN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION