30% dos voos na Europa assegurados


Segundo a organização que controla a segurança aérea na Europa, cerca de 30 por cento dos voos previstos para hoje deverão ser assegurados.

Dos 28 mil voos marcados, entre 8000 e 9000 deverão realizar-se, com muitas restrições ainda a perturbar grande parte do espaço aéreo europeu, afectado desde quinta-feira por uma nuvem de cinzas vulcânicas vinda da Islândia. A UE tinha sugerido que metade dos voos previstos para hoje poderia realizar-se.

“Cerca de 30 por cento do número total de voos deverá ter lugar hoje na Europa, representando 50 por cento da superfície total do continente. A Europa do Sul, incluindo Portugal, Espanha, partes de Itália e de França –, a região dos Balcãs, a Bulgária, a Grécia e a Turquia, assim como partes da Europa do Norte [Noruega e zonas da Suécia] estão actualmente abertas ao espaço aéreo civil”, fez saber o Eurocontrol num comunicado.

Durante o dia de domingo, só foi assegurado 20 por cento do tráfego aéreo previsto. Os espaços aéreos continuam hoje completamente encerrados em alguns países, enquanto outros já o reabriram ou decidiram recomeçar a fazer voos até determinada altitude.

Na Alemanha, o espaço aéreo vai ficar fechado pelo menos até às 18h00, o mesmo acontecendo na Bélgica, enquanto em Espanha todos os aeroportos estão hoje abertos, depois de 17 terem estado encerrados ontem.

Aviões em terra no Reino Unido até à meia-noite

No Reino Unido, os aviões continuarão em terra pelo menos até à meia-noite. Em França, a maioria dos aeroportos vai ficar encerrada até amanhã de manhã, sendo essa a mesma previsão para os aeroportos do Norte de Itália. E o espaço aéreo na Holanda vai ficar fechado pelo menos por mais algumas horas.

Na Bielorrússia, os aviões vão poder voar entre os 7000 e os 11.000 metros e na Bulgária poderão aterrar os voos vindos do Sul e do Sudeste, nomeadamente da Grécia. Já na República Chega, os aeroportos recomeçaram a funcionar e o espaço aéreo estará aberto nas próximas 48 horas.

Na Dinamarca o espaço aéreo foi reaberto até aos 11.000 metros, mas todos os aeroportos ficarão encerrados até à meia-noite. Alguns aeroportos foram reabertos na Finlândia, mas o principal, Vantaa, em Helsínquia, continua fechado.

Na Ucrânia, a maioria dos aeroportos, incluindo Kiev, continuam encerrados. Na Eslováquia, o espaço aéreo foi encerrado na sexta-feira e assim permanece.

Desde ontem está já reaberto o espaço aéreo na Lituânia e na Noruega (que tinha sido o primeiro país a encerrá-lo). Na Polónia pode voar-se a uma altitude superior aos 6400 metros. Reabertos foram também os espaços aéreos no Montenegro, na Croácia, na Sérvia, na Eslovénia e em metade da Suécia.

A Suíça pode ser sobrevoada a uma altitude superior aos 6400 metros, mas continua a ser proibido levantar e aterrar até amanhã de manhã. Os aeroportos polacos continuam fechados, mas pode sobrevoar-se o território também acima dos 6400 metros, enquanto na Roménia, o espaço aéreo foi reaberto assim como os aeroportos.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION