iPhone passa a ser multitask
Steve Jobs, o CEO da Apple, anunciou ontem em conferência de imprensa que a sua empresa já vendeu 450 mil iPads - o tablet posto à venda no sábado passado -, e anunciou ainda cerca de cem novidades para a nova versão do sistema operativo do iPhone, o OS 4, que permite, finalmente, que o telemóvel seja multifunções, algo que já é comum em muitos smartphones.
Steve Jobs anunciou ainda que os clientes descarregaram 250 mil livros electrónicos nas primeiras horas após o iPad ter sido posto à venda. Paralelamente, um milhão de aplicações foram descarregadas para o iPad no primeiro dia e ontem o número subiu para os 3,5 milhões.
Mas a conferência de imprensa de ontem centrou-se sobretudo no iPhone, que já vendeu 50 milhões de unidades em todo o mundo desde que foi posto à venda, em Junho de 2007.
Jobs anunciou cerca de cem novidades para a nova versão do sistema operativo do telemóvel, OS 4, que ficará disponível entre o Verão e o final do ano, dependendo dos aparelhos.
Uma das novidades mais importantes é o facto de o iPhone passar a ser multifunções, embora esta capacidade fique apenas disponível para os modelos iPhone 3GS e para os iPod Touch de terceira geração (modelos de finais de 2009 com 32 GB ou 64 GB de capacidade), indica o “El País”.
De acordo com um comunicado da Apple, “a nova capacidade multitarefa do iPhone OS4 oferece aos utilizadores uma nova forma de se moverem rapidamente entre aplicações”.
Estas novas funções permitirão, por exemplo, ouvir online o Pandora [feed de músicas que se vão inter-relacionando] enquanto se consulta o mail ou se lêem notícias.
O novo OS 4 para iPhone também permitirá o uso de um sistema VoIP (Voice over Internet Protocol), como o Skype, mesmo quando a aplicação não está activa e enquanto, simultaneamente, se navega na Net.
“O iPhone OS 4 traz capacidades multitarefa às aplicações (...), preservando o tempo de autonomia da bateria e o rendimento das aplicações, coisa que até agora era difícil de conseguir em dispositivos móveis”, indica o mesmo comunicado da empresa.
Steve Jobs explicou ainda, na mesma conferência de imprensa, o funcionamento de um novo sistema de pastas que permite ordenar e guardar as aplicações. Para além de comentar a nova gestão das contas de correio, Jobs destacou ainda que o novo sistema operativo também servirá de leitor de livros electrónicos.
Paralelamente, um novo sistema de gestão da publicidade, o iAd será oferecido aos criadores de aplicações. A média diária de uso das aplicações é de 30 minutos, segundo a Apple, o que as converte numa excelente plataforma publicitária graças à possibilidade de incorporar anúncios com grande força audiovisual. Os lucros serão depois repartidos entre a Apple e o criador da aplicação (40-60%).
Segundo a Apple, “na actualidade, quando os utilizadores ‘clicam’ em anúncios de publicidade em telemóveis, são quase sempre expulsos da sua aplicação e transferidos para um browser, que carrega a página de publicidade do anunciante. Os utilizadores vêem-se, por isso, obrigados a regressar à sua aplicação, e muitas vezes é difícil ou impossível voltar exactamente ao mesmo ponto onde estavam antes. Com a aplicação iAd, esse problema fica resolvido, permitindo a visualização do vídeo em modo ecrã completo e permitindo aos utilizadores regressarem à aplicação no momento em que o decidirem fazer”.
O sistema operativo vai oferecer ainda uma rede social sobre jogos que permitirá aos seus membros comparar os seus resultados.
Em comunicado, a Apple explica ainda que “a versão beta do iPhone OS 4 inclui um kit de desenvolvimento de software actualizado com mais de 1500 novas interfaces para a programação de aplicações (API’s) e com mais de cem novas características que estarão disponíveis este Verão para os utilizadores de iPhone e iPod Touch”. No Outono estará disponível uma versão do sistema operativo para o iPad.
Fonte: Público
Steve Jobs anunciou ainda que os clientes descarregaram 250 mil livros electrónicos nas primeiras horas após o iPad ter sido posto à venda. Paralelamente, um milhão de aplicações foram descarregadas para o iPad no primeiro dia e ontem o número subiu para os 3,5 milhões.
Mas a conferência de imprensa de ontem centrou-se sobretudo no iPhone, que já vendeu 50 milhões de unidades em todo o mundo desde que foi posto à venda, em Junho de 2007.
Jobs anunciou cerca de cem novidades para a nova versão do sistema operativo do telemóvel, OS 4, que ficará disponível entre o Verão e o final do ano, dependendo dos aparelhos.
Uma das novidades mais importantes é o facto de o iPhone passar a ser multifunções, embora esta capacidade fique apenas disponível para os modelos iPhone 3GS e para os iPod Touch de terceira geração (modelos de finais de 2009 com 32 GB ou 64 GB de capacidade), indica o “El País”.
De acordo com um comunicado da Apple, “a nova capacidade multitarefa do iPhone OS4 oferece aos utilizadores uma nova forma de se moverem rapidamente entre aplicações”.
Estas novas funções permitirão, por exemplo, ouvir online o Pandora [feed de músicas que se vão inter-relacionando] enquanto se consulta o mail ou se lêem notícias.
O novo OS 4 para iPhone também permitirá o uso de um sistema VoIP (Voice over Internet Protocol), como o Skype, mesmo quando a aplicação não está activa e enquanto, simultaneamente, se navega na Net.
“O iPhone OS 4 traz capacidades multitarefa às aplicações (...), preservando o tempo de autonomia da bateria e o rendimento das aplicações, coisa que até agora era difícil de conseguir em dispositivos móveis”, indica o mesmo comunicado da empresa.
Steve Jobs explicou ainda, na mesma conferência de imprensa, o funcionamento de um novo sistema de pastas que permite ordenar e guardar as aplicações. Para além de comentar a nova gestão das contas de correio, Jobs destacou ainda que o novo sistema operativo também servirá de leitor de livros electrónicos.
Paralelamente, um novo sistema de gestão da publicidade, o iAd será oferecido aos criadores de aplicações. A média diária de uso das aplicações é de 30 minutos, segundo a Apple, o que as converte numa excelente plataforma publicitária graças à possibilidade de incorporar anúncios com grande força audiovisual. Os lucros serão depois repartidos entre a Apple e o criador da aplicação (40-60%).
Segundo a Apple, “na actualidade, quando os utilizadores ‘clicam’ em anúncios de publicidade em telemóveis, são quase sempre expulsos da sua aplicação e transferidos para um browser, que carrega a página de publicidade do anunciante. Os utilizadores vêem-se, por isso, obrigados a regressar à sua aplicação, e muitas vezes é difícil ou impossível voltar exactamente ao mesmo ponto onde estavam antes. Com a aplicação iAd, esse problema fica resolvido, permitindo a visualização do vídeo em modo ecrã completo e permitindo aos utilizadores regressarem à aplicação no momento em que o decidirem fazer”.
O sistema operativo vai oferecer ainda uma rede social sobre jogos que permitirá aos seus membros comparar os seus resultados.
Em comunicado, a Apple explica ainda que “a versão beta do iPhone OS 4 inclui um kit de desenvolvimento de software actualizado com mais de 1500 novas interfaces para a programação de aplicações (API’s) e com mais de cem novas características que estarão disponíveis este Verão para os utilizadores de iPhone e iPod Touch”. No Outono estará disponível uma versão do sistema operativo para o iPad.
Fonte: Público