Carro eléctrico da Nissan está a chegar


Portugal foi escolhido para ser um dos primeiros países europeus onde o Nissan Leaf vai chegar por ser "um dos líderes globais" nos carros eléctricos, afirmou hoje, segunda-feira, o director de Marketing para o modelo.

O veículo, um dos primeiros totalmente movidos a electricidade, vai começar a ser vendido em Portugal em Dezembro, ao mesmo tempo que a Holanda, Japão e EUA.

No entanto, só chegará ao Reino Unido e Irlanda em Fevereiro de 2011 e a Espanha e outros países europeus em junho do mesmo ano.

"Nós acreditamos que Portugal é um dos líderes europeus, senão um dos líderes globais, em termos de carros eléctricos", justificou Tom Smith, responsável pela promoção internacional do veículo, à agência Lusa.

Na opinião deste executivo da Nissan, o governo português "está muito virado para o futuro e tem uma estratégia clara para fazer os carros eléctricos importantes em Portugal".

"Portugal mostrou compromissos em termos de infraestrutura de carregamento, dos programas de educação para os consumidores, em termos de incentivos públicos e também na cooperação connosco", enfatizou.

Smith revelou, durante uma conferência de imprensa hoje em Londres para anunciar os preços e datas de venda ao público do Leaf, que Portugal tem sido usado pela Nissan como modelo para mostrar a outros países.

Em Portugal existem actualmente cerca de uma dezena de postos de carregamento de carros eléctricos, mas o programa de mobilidade eléctrica anunciado pelo Governo prevê ter em funcionamento até ao final do ano 320 postos de carregamento e 1300 até ao final do 2011.

O governo aprovou também um subsídio de cinco mil euros para os particulares que adquiram automóveis eléctricos, benefício que estará disponível até aos primeiros cinco mil automóveis ou até ao final de 2012.

Isto permite à Nissan invocar um preço para o consumidor do Nissan Leaf "abaixo dos 30 mil euros", ou seja, de 29 995 euros, mas, sem contar com o incentivo fiscal, o valor real do Leaf em Portugal será de 34 955 euros.

"Estamos a tentar que [o preço] seja competitivo em relação a outros automóveis do segmento C, como por exemplo um [Volskwagen] Golf diesel ou um híbrido como o [Toyota] Prius", enfatizou Smith.

Os primeiros compradores, antecipou Smith, serão pessoas que gostam de experimentar novas tecnologias ou que são preocupadas com o ambiente.

"Mas vai rapidamente mudar", garantiu, "para pessoas que se vão aperceber que o Leaf é muitíssimo divertido de conduzir e que lhes vai poupar muito dinheiro".

Um país pequeno como Portugal também "tem vantagens" por motivos geográficos, reconheceu, já que as baterias eléctricas do Leaf só duram para viagens até 160 quilómetros.

Todavia, a instalação de postos de carregamento rápido entre Lisboa e Porto, que permite carregar 80 por cento da bateria em 30 minutos, vai "garantir que o corredor principal está coberto".




Fonte: JN

POSTED BY Joana Vieira
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