O Google está diferente
Se gosta do aspecto que as páginas do Google têm quando faz uma busca online, prepare-se para se despedir dele. O Google Search está a sofrer alterações significativas desde ontem e nunca mais terá o mesmo aspecto. Abra uma página de busca da Google e olhe para o logotipo da empresa que todos usam e em que aprenderam a confiar: nota alguma coisa de diferente? Sim. O sombreado desapareceu, o corpo das letras "emagreceu" e está mais brilhante. Porquê? Apeteceu-lhes. A Google gosta de refrescar a sua imagem de tempos a tempos e decidiu polir o seu logo.
"Nós compreendemos que as mudanças são difíceis e que uma parte dos nossos utilizadores vai ser mais resistente à diferença", admitiu Nundu Janakiram, gestor de produto das buscas da Google, durante uma conferência telefónica. Mas mesmo assim, a empresa decidiu que não será possível voltar a usar as páginas como foram até agora. E quais são as diferenças? Tudo se passa na parte esquerda do ecrã.
Estas foram palavras que Nandu Janakiram usou várias vezes para caracterizar a nova página de resultados da Google. A ideia é que o painel do lado esquerdo que vai aparecer sempre que se fizer uma busca (semelhante àquele que já aparece na parte de notícias) apresente ferramentas úteis e simples para facilitar o trabalho do utilizador. O interessante é que estas ferramentas mudam conforme o tipo de pesquisa que o cibernauta estiver a fazer.
Alguns exemplos são a triagem por data: é possível encontrar informações sobre o concerto da Madonna em Portugal em 2008, mas excluindo resultados anteriores a esse ano. Ou se estiver a pesquisar sobre um apresentador que também é autor poderá aceder à ferramenta "Livros" que se encontrará do lado esquerdo.
Outra novidade é a possibilidade de marcar resultados favoritos, tal como o "boomark" de um site. E ainda um quadrado com resultados semelhantes relacionados - bandas que surgiram na mesma altura dos Rolling Stones, por exemplo.
É possível que algumas pessoas não gostem do "ruído" visual, mas Nandu garante que este é "o próximo passo" na evolução da busca. As reacções dos utilizadores dirão se ele tem razão.
Fonte: Público
"Nós compreendemos que as mudanças são difíceis e que uma parte dos nossos utilizadores vai ser mais resistente à diferença", admitiu Nundu Janakiram, gestor de produto das buscas da Google, durante uma conferência telefónica. Mas mesmo assim, a empresa decidiu que não será possível voltar a usar as páginas como foram até agora. E quais são as diferenças? Tudo se passa na parte esquerda do ecrã.
Estas foram palavras que Nandu Janakiram usou várias vezes para caracterizar a nova página de resultados da Google. A ideia é que o painel do lado esquerdo que vai aparecer sempre que se fizer uma busca (semelhante àquele que já aparece na parte de notícias) apresente ferramentas úteis e simples para facilitar o trabalho do utilizador. O interessante é que estas ferramentas mudam conforme o tipo de pesquisa que o cibernauta estiver a fazer.
Alguns exemplos são a triagem por data: é possível encontrar informações sobre o concerto da Madonna em Portugal em 2008, mas excluindo resultados anteriores a esse ano. Ou se estiver a pesquisar sobre um apresentador que também é autor poderá aceder à ferramenta "Livros" que se encontrará do lado esquerdo.
Outra novidade é a possibilidade de marcar resultados favoritos, tal como o "boomark" de um site. E ainda um quadrado com resultados semelhantes relacionados - bandas que surgiram na mesma altura dos Rolling Stones, por exemplo.
É possível que algumas pessoas não gostem do "ruído" visual, mas Nandu garante que este é "o próximo passo" na evolução da busca. As reacções dos utilizadores dirão se ele tem razão.
Fonte: Público