Project Runway está a chegar a Portugal


"In fashion, one day you're in, the next you're out." O aviso é de Heidi Klum, modelo e anfitriã do reality show "Project Runway", que já vai na sua sétima temporada, a caminho da oitava.

Doze estilistas (designers), acabados de sair da escola de moda ou com carreira mais ou menos consolidada - para menos, de preferência - competem por um lugar ao sol. Cada semana há um desafio novo que pode passar por criar vestidos a partir de cascas de cebola ou folhas de árvore. O espírito é: qualquer material serve para criar uma roupa catita, só é preciso imaginação e técnica. E se a coisa pode terminar num verdadeiro desastre, também pode correr bem. Semana após semana, um dos concorrentes é enviado para casa de mãos a abanar, mas carregado de "boas recordações, ensinamentos e experiência", dizem eles, quase sempre lavados em lágrimas.

No final, apenas três podem apresentar uma colecção em nome próprio na semana da moda de Nova Iorque, que é o equivalente a uma feira de donuts para o Homer Simpson. Daí, um - e apenas um - sai vencedor absoluto.

E se os EUA, o Canadá, a Noruega, ou até as Filipinas têm o seu próprio, chamemos-lhe "Projecto Passerelle" ou "Agulhas e Companhia", por exemplo, já estava mais do que no momento de Portugal ter o seu. O desafio será transmitido pela RTP1 e produzido pela Freemantle. Quando? Não se sabe, já que o programa ainda está em fase de castings. No entanto, o i já pensou nas versões portuguesas de Heidi Klum (apresentadora), Tim Gunn (o homem que dá assistência e um ombro amigo aos designers), Michael Kors e Nina Garcia (júri).

Equipa à portuguesa Não será fácil fazer de Heidi Klum. A modelo alemã, de pernas que nunca mais acabam, além de bonita, é simpática e está tão à vontade à frente das câmaras como na passerelle. Mas Nayma, a modelo, pode bem ser a resposta portuguesa ideal. Também tem pernas que nunca mais acabam e até cantou na dobragem do filme de animação "A Princesa e o Sapo", o que prova que é uma mulher destemida.

Para fazer as vezes de Tim Gunn, o homem que toma conta dos estilistas, os leva a comprar tecidos, comunica os desafios semanais e avalia as criações ainda em fase de angustiada produção, porque não um experiente e entendido José António Tenente?

Por fim, como júri fixo, teríamos um dos estilistas Maneis (Alves/Gonçalves), escolhidos por sorteio, e o director de moda da revista "Vogue Portugal", Paulo Macedo.




Fonte: ionline

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION