Roxy Music em Oeiras a 22 de Julho


Desde que se reuniram em 2001, os Roxy Music alimentaram a especulação de que um novo álbum estaria a caminho. Entre notícias confirmadas e posteriormente negadas sobre a participação de Brian Eno e histórias de uma colaboração com os Scissor Sisters, nunca chegou a concretizar-se o sucessor do charmoso “Avalon”, último álbum da primeira vida da banda, editado em 1982.

Contudo, as digressões continuaram (sem Brian Eno) e, sete anos depois de um concerto no festival Dunas de São Jacinto, em Aveiro, os Roxy Music estão de regresso a Portugal para actuar nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, dia 22 de Julho, integrados na programação do Oeiras Sounds - quatro dias antes, no mesmo local, actuam os Gotan Project.

Fundada em 1971, a banda de Brian Ferry e Brian Eno, que sairia após os dois primeiros álbuns, criou uma inusitada intersecção entre a exuberância do glam-rock e o experimentalismo do rock progressivo que os distanciaria dos seus contemporâneos. A pose de crooner pós-moderno de Ferry e o vanguardismo de Eno, nos teclados e nas manipulações sonoras, encontrariam eco mais tarde nas ambições artísticas e na pose estilizada da new wave. A sua influência mantém-se até aos dias de hoje, como o comprova a simples existência de uma banda chamada Ladytron, título de uma das canções clássicas dos Roxy Music.

Numa carreira que se divide entre uma vontade de quebrar paradigmas vigentes na cultura rock, no início da década de 1970, e o investimento numa sofisticação pop feita de glamour e elegância, os Roxy Music ofereceram à música popular urbana clássicos como o homónimo álbum de estreia ou “Country Life”, de 1974.



Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION