15 mil doses de heroína no Boom


Francês detido no festival que celebra a lua cheia de Agosto tinha também arma automática, de calibre 6,35 milímetros.

Mais do que ir ao festival de cultura alternativa, que decorre em Idanha-a-Nova, ele estava na posse de 15 mil doses de heroína. E, para além de ter uma balança de precisão digital, o homem (de 30 anos, de nacionalidade francesa) ainda estava armado com BBM 315 (automática), de calibre 6,35 milímetros e carregador com seis munições. Foi detido, ontem, pela GNR, no âmbito da gigantesca operação que decorre naquela região raiana, o Plano Operacional Boom 2010. O consumo de droga é, aliás, um dos principais riscos deste festival que decorre na Herdade do Lombardo, em Idanha-a-Nova, de dois em dois anos, durante o período de lua cheia.

Este não é caso único. Desde segunda, dia em que começaram a rumar a Idanha milhares de pessoas de todo o mundo para junto da barragem Marechal Carmona, contabilizam-se já 12 detenções. Quatro destes arguidos estão em prisão preventiva na cadeia de Castelo Branco.

Aos detidos, com idades entre 25 e 36 anos (11 homens e uma mulher), já foram apreendidas 171 doses de haxixe, 15 855 doses de heroína, 3240 doses de cocaína, 770 'cogumelos', 102 doses de anfetaminas, 686 de pó de ecstasy, 438 de LSD e 358 pastilhas de ecstasy.

O festival, que termina a 26 de Agosto, cruza tendências artísticas e não aceita qualquer apoio comercial. O evento privilegia o contacto com a natureza e dá corpo a projectos ecológicos, como, por exemplo, à utilização de casas de banho sem químicos.



Fonte: DN

POSTED BY Joana Vieira
DISCUSSION