'Limpar Portugal' não se vai repetir


A coordenação nacional do projecto «Limpar Portugal», que em Março reuniu 100 mil voluntários na recolha de lixo, considera que o movimento «não deverá ser repetido nos mesmos moldes», disponibilizando-se para apoiar todas as iniciativas locais ou regionais.

Numa comunicação enviada ao Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade e divulgada esta sexta-feira, a organização justifica a decisão com «motivos já discutidos, nomeadamente não se criar um sentimento de obrigação aos voluntários nem uma ideia de que não faz mal sujar porque os voluntários virão limpar».

O coordenador Paulo Torres sublinha, contudo, que todas as actividades desenvolvidas dentro do mesmo espírito voluntário serão apoiadas pelo movimento. «Deixo pessoalmente aqui o desafio para que organizações locais, juntas de freguesia, municípios, parques naturais se organizem em diversas iniciativas similares ao "Limpar Portugal" e até limpeza de matos (para prevenção de incêndios», acrescenta o responsável, sugerindo, por exemplo, o dia 19 de Março de 2011.

Paulo Torres considera ainda que a acção deste ano, que motivou a recolha de mais de 70 mil toneladas de lixo a 20 de Março, conseguiu alertar toda a população para o problema da poluição e, em particular, da que as florestas são alvo.

Inspirado numa iniciativa desenvolvida na Estónia em 2008, o «Limpar Portugal» destinou-se a reunir num só dia milhares de pessoas para recolherem resíduos depositados ilegalmente em florestas e outras áreas de todo o país. O projecto teve o alto patrocínio do Presidente da República, que, à semelhança da ministra e do secretário de Estado do Ambiente, participou em acções.




Fonte: IOL

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION