Risco máximo de incêndio em 14 distritos


O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje em alerta máximo de incêndio mais de uma centena de concelhos de 14 distritos do país.

O alerta máximo de incêndio está activo para concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Portalegre e Faro.

Pelas 7h00 estavam em curso 17 ocorrências de incêndios florestais, dos quais oito mais significativos, segundo a Protecção Civil, em São Cristóvão de Lafões e Santa Cruz da Trapa (distrito de Viseu), Serafão, Bastelo e no Lugar do Outeiro (Braga), Merujal (Aveiro), Vila Cova e Monte Meda (Porto) .

Estava já dominado o incêndio em Pendilhe, no concelho de Vila Nova de Paiva, Viseu.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o reduzido e o máximo e o seu cálculo é feito com base nos valores, observados às 13h00, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Segundo informação disponibilizada pela Autoridade Nacional da Protecção Civil, na quinta feira registaram-se 342 incêndios florestais, sem indicação de área ardida ou tipo de vegetação afectada, que foram combatidos por 4402 bombeiros, apoiados por 1151 veículos e 154 meios aéreos.

De acordo com a informação atualizada por volta das 7h00, desde a meia-noite já se registaram 112 incêndios florestais.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais iniciou a Fase Charlie - considerada a de maior risco de incêndios - a 1 de Julho e deverá terminá-la a 31 de Setembro.

O Instituto de Meteorologia prevê que os termómetros subam hoje até aos 40 graus em Beja e Évora. Lisboa chegará aos 38 graus, Porto aos 34 e Faro aos 30 graus. Nas ilhas as temperaturas subirão até aos 28 graus no Funchal e aos 25 em Ponta Delgada.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION