Estrelas chegam a Veneza


Inicia-se hoje a 67ª edição do Festival de Veneza, fazendo afluir uma vez mais ao Lido inúmeras estrelas e artistas. A combinação entre filmes americanos e de outras paragens tem permitido ao director Marco Mueller gerir com eficácia o mais antigo festival de cinema do Mundo.

Na competição serão vistos mais de duas dezenas de filmes em estreia mundial. Desde logo o thriller psicológico ‘Black Swan’, de Darren Aronofsky, escolhido para a abertura, onde Natalie Portman é uma bailarina que vive um misto de atracção e rivalidade obsessiva com uma colega (Mila Kunis).

Até ao próximo dia 11 será possível ver alguns dos filmes que vão dominar a rentrée e até gerar potenciais candidatos aos Óscares. Espera-se muito do novo filme de Sofia Coppola, a comédia introspectiva ‘Somewhere’, com Stephen Dorf e Ellie Fanning, mas também do drama ‘Miral’, de Julian Schnabel. Outras atracções do festival devem ser o novo policial de Ben Affleck, ‘A Cidade’, com Jeremy Renner e Rebecca Hall, apresentado fora de competição, ou ainda a comédia ‘Potiche’, de François Ozon, com a dupla Catherine Deneuve e Gérard Depardieu. Curiosidade ainda para ver a dupla Vincent Gallo e Emmanuelle Seigner no filme de Jerzy Skolimowsky ‘Essential Killing’.

Apesar de fora da competição, o português João Nicolau apresenta na secção ‘Horizontes’, destinada a mostrar novos talentos, a sua primeira longa-metragem, ‘A Espada e a Rosa’, ao passo que Manoel de Oliveira regressa a Veneza com os 16 minutos de ‘Painéis de São Vicente de Fora, Visão Poética’.




Fonte: CM

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION