Governos gastam mal o dinheiro dos impostos


As pessoas acreditam que os seus governos gastam mal mais de metade do dinheiro que os contribuintes pagam em impostos, conclui uma sondagem do serviço mundial da BBC em 22 países, hoje divulgada.

Cerca de 52 por cento dos mais de 22 mil inquiridos pela GlobeScan/PIPA consideraram que o dinheiro pago em impostos não é usado em fins que servem os interesses e os valores da população dos respectivos países.

Declarada a falta de confiança nos governos, isso não impede os mesmos cidadãos de mostrarem um “consenso quase global”, segundo a própria BBC, de que os governos deveriam ter um papel mais activo na economia.

É o que pensa a grande maioria dos entrevistados em todos os países. Quase quatro em cada cinco (78 por cento) contribuintes de 21 países (um é a excepção) defendem que os governos deviam dar subsídios para controlar os preços dos alimentos. A regulação e supervisão das economias nacionais deve ser aumentada, para dois terços do total e para a maioria, em 19 dos 22 países, com excepção dos EUA, Turquia e Espanha.

Outros ainda, mas com menor expressão, querem outras intervenções do Governo, como aumento da despesa para estimular a economia, o que já não é bem visto nos países que beneficiaram de grandes pacotes de estímulos, como os EUA, Alemanha e França.

São os ingleses quem mais apoia o Governo na tomada de medidas que reduzam o défice, com 60 por cento, contra uma média geral de 51 por cento.

Aumento de impostos ou corte na despesa? Em media, 54 por cento preferem a segunda hipótese. Só o Egipto tem mais pessoas a pensar o contrário.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION