Morreu a actriz Gloria Stuart de "Titanic"


A actriz Gloria Stuart, cuja carreira começou na década de 1930 mas que encontrou a fama já na década de 1990 com o blockbuster "Titanic", morreu aos cem anos na seua casa em Los Angeles.

Segundo confirmou a sua filha, Sylvia Thompson, ao "Los Angeles Times", a actriz centenária morreu domingo à noite. Há cinco anos tinha-lhe sido diagnosticado cancro da mama, mas tinha conseguido debelar a doença. Anteriormente, tinha também combatido um carcinoma pulmonar. "Era uma mulher muito forte e tinha outros assuntos com que se ocupar", comentou a filha, Sylvia Thompson, sobre a forma como a mãe ultrapassou o cancro.

Gloria Stuart nasceu em 1910 em Santa Monica, na Califórnia, tendo estudado artes dramáticas e filosofia. Começou a sua carreira nos palcos e nos filmes de estúdio (Universal Studios e 20th Century Fox) da Hollywood clássica e foi uma das fundadoras da Guilda dos Actores, a organização sindical. Entrou em vários filmes como "The Invisible Man", "Poor Little Rich Girl" ou "Gold Diggers of 1935", de Busby Berkeley.

Apesar de uma filmografia intensa na década de 1930, nos anos 40 decidiu voltar-se para outra das suas paixões, a pintura. Ainda assim, nas décadas de 1970 e 1980, voltou ao cinema. Mas foi em 1997, ao desempenhar o papel de Rose Calvert idosa naquele que foi o filme mais rentável de sempre até ao final de Dezembro de 2009, quando "Titanic" foi destronado por "Avatar". Graças a esse papel, foi nomeada para o Óscar de Melhor Actriz Secundária, o que aos 87 a tornou a nomeada mais velha de sempre.

A actriz deixou uma autobiografia, "Gloria Stuart: I Just Kept Hoping" (1999), em que descrevia como aquele era o papel pelo qual tinha esperado muitos anos. Depois disso trabalhou em televisão, mas sem nunca atingir o reconhecimento que "Titanic" lhe trouxe.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION