Queer Lisboa volta com118 filmes


O filme brasileiro Do Começo ao Fim, de Aluizio Abranches, que narra a história da relação entre dois meios-irmãos, e que conta com a participação dos veteranos Júlia Lemmertz e Fábio Assunção; o novo filme do francês Sébastien Lifshitz, Plein Sud (numa sessão com a presença do realizador); L.A. Zombie: The Movie That Would Not Die, do canadiano Bruce LaBruce; e um documentário português que nos revela os bastidores da única equipa de rugby gay portuguesa, Boys Just Wanna Have Fun, de Luís Hipólito e Margari- da Moura Guedes, são pontos fortes da 14.ª edição do Queer Lis- boa - Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, que de 17 a 25 deste mês decorrerá no Cinema São Jorge.

Com um total de 118 filmes, o festival prossegue com as habituais secções competitivas, bem como com outras secções já consolidadas (Panorama, Queer Art e Queer Pop). Uma das propostas deste ano é um ciclo dedicado ao cinema queer suíço, com curadoria de Celso Júnior (fundador do festival), e que apresentará um total de sete longas-metragens e duas curtas, com destaque para o documentário Katzenball (2005), de Veronika Minder, e a longa de ficção Die Blue Stunde (1992), de Marcel Gisler (ambos os realizadores estarão em Lisboa).

Já a secção Queer Pop apresentará o documentário Prima Donna: The Story of Rufus Wainwright's Debut Opera, de George Scott, sobre a primeira incursão do cantautor canadiano no universo da ópera, e um conjunto de três programas de telediscos (um dos quais dedicado a Lady Gaga). No contexto da 2.ª edição do Espaço Memória, serão exibidos dois clássicos do Cinema Queer: Cabaret (1972), de Bob Fosse (seguido de uma conversa sobre o filme com o escritor e crítico literário Eduardo Pitta) e Marrocos (1930), de Josef von Sternberg (complementado com uma evocação de Marlene Dietrich pela actriz Lia Gama). Ainda no âmbito deste espaço, haverá uma performance teatral do actor e encenador português Luís Miguel Cintra com base num texto do poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca.

O festival dedica ainda uma exposição ao surrealista Mário Cesariny. Toda a programação desta edição do Queer Lisboa está disponível em www.queerlisboa.pt.




Fonte: DN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION